Secretário de Saúde diz que Botucatu está no período de maior transição da transmissão de covid-19
07/01/2021
Secretário de Saúde diz que Botucatu está no período de maior transição da transmissão de covid-19

Spadaro aponta que é necessário contar com apoio maciço da população nas próximas semanas, com uso rigoroso de máscara, lavagem frequente das mãos com água e sabão ou álcool em gel, distanciamento social, evitando, principalmente, situações de aglomeração

 

Em seu boletim diário desta quinta-feira (7) o secretário municipal de Saúde de Botucatu, André Spadaro, alerta que o Município está no período de maior transição de transmissão de covid-19, o novo coronavírus, desde o início da pandemia. Aponta que o momento requer maior rigor nas medidas de prevenção para não correr o risco de sobrecarregar ainda mais os leitos de internação, mesmo com a ampliação de leitos em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina (HCFM) que voltou a ter 30 vagas.

“Precisamos contar com apoio maciço da população nas próximas semanas, com uso rigoroso de máscara, lavagem frequente das mãos com água e sabão ou álcool em gel, distanciamento social, evitando, principalmente, situações de aglomeração”, orientou Spadaro, salientando que todas as pessoas que apresentarem sintomas gripais se afastem de suas atividades, imediatamente e entrem em contato com a Central de Coronavírus (3811-1519) para realizar os testes, respeitando o período de isolamento domiciliar, junto com todos os que moram na mesma casa até saber o resultado, conforme orientação das equipes de monitoramento.

Também o secretário municipal de Saúde, André Spadaro, atualizou os dados da  doença na Cidade apontando que são 4.551 moradores com diagnósticos confirmados desde o início da pandemia, sendo que 4.073 foram recuperadas; 394 estão em isolamento social acompanhados por familiares e equipes de Saúde do Município; 23 internações com a doença confirmada; e 61 óbitos (49 no Hospital das Clínicas; 11 no Hospital da Unimed e 1 no PS regional).

Dos agora 30 leitos disponíveis no Hospital das Clínicas 20 estão ocupados (oito pacientes de Botucatu e 12 de outras cidades da região), percentual de 66%. No Hospital da Unimed dos dez leitos reservados para covid-19, seis estão ocupados, percentual de 60%.

Já os testes RT-PCR realizados pela Prefeitura Municipal entre os dias 4 e 5 de janeiro, detectaram 308 casos negativos e 86 positivos, sendo 70 com síndrome gripal e 16 assintomáticos (que não apresentam sintomas).  No total, a Prefeitura já computou 29.013 testes negativos e 4.073 positivos.

O quadro atual regional de óbitos por covid-19 no Hospital das Clínicas está em 116 casos. Os óbitos de pacientes de Botucatu somam-se aos de Conchas que já registrou 11 casos, seguida de São Manuel com 10; Laranjal Paulista com sete; Itatinga com cinco; Areiópolis com quatro; Torre de Pedra, Pratânia, Itu, Bofete e Pardinho somam duas mortes; e Arandu, Pirajuí, Itapetininga, Pereiras, Taquarituba, Lençóis Paulista, Bariri, Mineiros do Tietê, Porangaba, Bauru, São Paulo, Penápolis, Piraju, Guareí, Cafelândia, Taguaí, Paulínea e Paranapenama, com um caso.


CURTA NOSSO FACEBOOK

PREVISÃO DO TEMPO

© Tribuna de Botucatu todos os direitos reservados.