Hospital da Clínicas da Unesp de Botucatu entrega medalha que certificam bravura de crianças
08/01/2021
Hospital da Clínicas da Unesp de Botucatu entrega medalha que certificam bravura de crianças

Iniciativa de humanização busca diminuir a ansiedade e aumentar a auto-estima das crianças internadas e o certificado é entregue para aqueles pacientes que enfrentam as temidas agulhas sem derramarem uma lágrima sequer

 

A entrega de um certificado de bravura para pacientes da Enfermaria de Pediatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB), ação que já é realizada há mais de 5 anos, ganhou reforço especial. Recentemente, para completar as "honrarias" dos pequenos guerreiros, a unidade passou a distribuir medalhas de coragem.

Segundo o HC, essa iniciativa de humanização busca diminuir a ansiedade e aumentar a auto-estima das crianças internadas. O certificado de bravura é entregue para aqueles pacientes que enfrentam as temidas agulhas sem derramarem uma lágrima sequer. Já as medalhas de coragem são distribuídas para as crianças a cada procedimento completado.

Supervisora técnica da Enfermaria de Pediatria, Janaina Chinaque Francisco conta que o projeto teve início com as crianças da Oncologia e, depois, passou para os pacientes com internações mais longas.

“Vimos este certificado como uma forma de premiar a criança e de diminuir o estresse. Além disso, o reconhecimento também estimula a criatividade, pois pode ser pintado de forma personalizada", dia Janaina, realçando que "os pais ficam contentes porque é um carinho a mais para os filhos, e nós também nos alegramos com as vitórias de nossos pequenos".

"Um destes guerreiros é o Esthevan, de apenas 9 anos, morador de Conchas. Uma coleção de certificados e medalhas mostra a valentia do pequeno herói, para orgulho da mãe Carolini. "Toda vez que o Esthevan faz o procedimento, ele não liga para as picadinhas: pede a medalha e cobra se não tiver este mimo", conta. "Ele me pediu para deixar as conquistas em destaque, mostrando a sua coragem. Para mim, esta iniciativa é um grande incentivo para as crianças".

Da assessoria


CURTA NOSSO FACEBOOK

PREVISÃO DO TEMPO

© Tribuna de Botucatu todos os direitos reservados.