Secretaria de Saúde detecta surto de covid-19 entre moradores de Casa Terapêutica Municipal
13/01/2021
Secretaria de Saúde detecta surto de covid-19 entre moradores de Casa Terapêutica Municipal

Detectado que uma cuidadora e oito moradores testaram positivo para covid-19, sendo a servidora afastada para isolamento domiciliar e uma moradora de 70 anos foi internada no HC da Unesp

 

O secretário municipal de Saúde, trouxe Informações relevantes com relação a pandemia de covid-19, o novo coronavírus, em Botucatu que segue apontando para níveis muito elevados de transmissão da doença, assim como está sendo observado em todo Estado de São Paulo e no Brasil.

Spadaro revela que mais uma Casa Terapêutica Municipal está sendo monitorada em razão do surgimento de um surto de covid-19 entre seus internos. Lembra que ao longo dessa pandemia o Município enfrentou surtos anteriores em outra Casa Terapêutica Municipal, além de duas unidades privadas de casas de repouso de idosos, ambas do mesmo proprietário.

Nesse evento atual a Secretaria de Saúde, através da realização de testes, detectou que uma cuidadora e oito moradores testaram positivo para covid-19. A servidora foi afastada e se encontra em isolamento domiciliar e uma moradora de 70 anos foi internada no Hospital das Clínicas da Unesp em quadro estável e moderado.

Já os demais moradores infectados permanecem em monitoramento na própria Casa Terapêutica sem sintomas gripais, recebendo os cuidados necessários pelas equipes de Saúde. Um morador testou negativo e foi isolado dos demais e será submetido a um novo teste para contraprova.

 

Situação preocupante

O secretário reafirmou sua preocupação em razão de o Município estar no período de maior transição de transmissão de covid-19, desde o início da pandemia, com mais de 300 casos registrados por semana.

Spadaro alerta que o momento requer maior rigor nas medidas de prevenção para que a Cidade não corra o risco de sobrecarregar ainda mais os leitos de internação, prevendo o início da vacinação para as próximas semanas.

“Precisamos contar com apoio maciço da população com uso rigoroso e correto de máscara, lavagem frequente das mãos com água e sabão ou álcool em gel, distanciamento social, evitando, principalmente, situações de aglomeração”, orientou o secretário.

Reforça Spadaro que todas as pessoas que apresentarem sintomas gripais se afastem de suas atividades, imediatamente e entrem em contato com a Central de Coronavírus (3811-1519) para realizar os testes, respeitando o período de isolamento domiciliar, junto com todos os que moram na mesma casa até saber o resultado, conforme orientação das equipes de monitoramento.


CURTA NOSSO FACEBOOK

PREVISÃO DO TEMPO

© Tribuna de Botucatu todos os direitos reservados.