Média de mortes por covid-19 nos últimos dias em Botucatu chega a um caso por dia
16/01/2021
Média de mortes por covid-19 nos últimos dias em Botucatu chega a um caso por dia

As recentes vítimas ocorridas no HC foram um morador de Itatinga de 46 anos, uma moradora de São Manuel de 75 anos e duas mulheres de Botucatu com 60 e 81 anos de idadde, respectivamente, sendo que todas as vítimas estavam internados em UTI

 

O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) divulgou a morte de mais  dois pacientes da região que estavam internados por infecção de covid-19. Trata-se de um morador de Itatinga de 46 anos e uma mulher de São Manuel com 75 anos..

Também o HC apontou a morte de duas mulheres de Botucatu, com 60 e 81 anos de idade, respectivamente. A primeira faleceu dias atrás e estava sendo aguardado o resultado do exame que acabou dando positivo.  Com 68 casos desde o início da pandemia, a média de mortes nos últimos dias em Botucatu chega a uma por dia

Outro dado referente a covid-19 vem da Guarda Municipal que flagrou  9 pessoas contaminadas com a doença desrespeitando  o isolamento social, implantado  através do Projeto Sentinela, que visa garantir que as pessoas diagnosticadas com a doença cumpram suas quarentenas em casa e não disseminem a doença através do contato com outras pessoas. Os casos foram encaminhados à Polícia Civil, para apuração de eventual crime contra a saúde pública.

 

Dados recentes da doença

Também o secretário municipal de Saúde, André Spadaro,  atualizou os dados da  doença na Cidade apontando 5.134 moradores com diagnóstico confirmado, sendo que 4.544 foram recuperadas;  14 internações com a doença confirmada; e as 68 mortes.

 Dos 30 leitos disponíveis no Hospital das Clínicas 21 estão ocupados (7 pacientes de Botucatu e os demais outras cidades da região), percentual de 70%. No Hospital da Unimed dos dez leitos reservados para covid-19, cinco estão ocupados, percentual de 50%.

Já os testes RT-PCR realizados pela Prefeitura Municipal nas últimas horas, detectaram 217 casos negativos e 56 positivos, sendo 45 com síndrome gripal e 11 assintomáticos (que não apresentam sintomas).  No total, a Prefeitura já computou 30.937 testes negativos e 4.126 positivos.

 

Prevenção contra a doença

Mais uma vez o secretário reafirmou sua preocupação em razão de o Município estar no período de maior transição de transmissão de covid-19, o novo coronavírus, desde o início da pandemia, com mais de 300 casos registrados por semana.

Spadaro alerta que o momento requer maior rigor nas medidas de prevenção para que a Cidade não corra o risco de sobrecarregar ainda mais os leitos de internação, prevendo o início da vacinação para as próximas semanas.

“Precisamos contar com apoio maciço da população com uso rigoroso e correto de máscara, lavagem frequente das mãos com água e sabão ou álcool em gel, distanciamento social, evitando, principalmente, situações de aglomeração”, orientou o secretário.

Reforça Spadaro que todas as pessoas que apresentarem sintomas gripais se afastem de suas atividades, imediatamente e entrem em contato com a Central de Coronavírus (3811-1519) para realizar os testes, respeitando o período de isolamento domiciliar, junto com todos os que moram na mesma casa até saber o resultado, conforme orientação das equipes de monitoramento.


CURTA NOSSO FACEBOOK

PREVISÃO DO TEMPO

© Tribuna de Botucatu todos os direitos reservados.