Semana epidemiológica em Botucatu fecha apontando 378 novos casos de coronavírus
21/02/2021
Semana epidemiológica em Botucatu fecha apontando 378 novos casos de coronavírus

Embora o número de casos tenha mantido estável nas últimas três semanas, os patamares (de contágio) ainda são elevados e podem seguir pressionado os leitos de internação, em especial, de UTI

 

O secretário municipal de Saúde, André Spadaro, informou neste sábado (20) que a semana epidemiológica em Botucatu com relação à pandemia de covid-19, o novo coronavírus, fechou em 378 novos casos, havendo uma pequena queda de 4,4% em relação aos números registrados na semana anterior. Lembrando que no mês de janeiro o número ultrapassou a 640 casos.

Apesar dessa pequena variação positiva, Spadaro aponta que esta semana configura uma variação positiva de estabilidade dentro da margem considerada por especialistas de 15%. “Importante ressaltar que embora o número de casos tenha mantido estável nas últimas três semanas, os patamares (de contágio) ainda são elevados e podem seguir pressionado os leitos de internação, em especial, de UTI”, coloca Spadaro, enfatizando a necessidade da participação efetiva da comunidade.

“É importante que a população continue colaborando fazendo uso rigoroso e correto de máscara, lavagem frequente das mãos com água e sabão ou álcool em gel, distanciamento seguro entre as pessoas, evitando, principalmente, situações de aglomeração e reuniões de grupos familiares e amigos neste momento e não sair de casa sem necessidade nas próximas semanas”.

 

Spadaro divulga outros dados recentes

O secretário de Saúde aponta que desde o início da pandemia, 7.501 moradores de Botucatu foram diagnosticados com covid-19, com 6.942 recuperados;  36 internados com a doença confirmada; e 95 mortes.

Testes RT-PCR realizados pela Prefeitura Municipal nas últimas horas apontam 242 casos negativos e 87 positivos (41 com síndrome gripal e 46 assintomáticos - que não apresentam sintomas).  No total, a Prefeitura já realizou 39.324 testes negativos e 6.390 positivos.

O HCFMB tem atingido diariamente sua ocupação máxima de leitos de UTI/Covid. Neste sábado atingiu 103% de ocupação, o que significa que além dos 30 leitos disponíveis, mais um leito foi adequado para paciente positivo. No Hospital da Unimed, o percentual de UTI é de 60%, ou seja, ocupação de 6 leitos de 10 disponíveis.


CURTA NOSSO FACEBOOK

PREVISÃO DO TEMPO

© Tribuna de Botucatu todos os direitos reservados.