Boletim aponta o 97º caso de morte em Botucatu causado por contaminação por coronavírus
21/02/2021
Boletim aponta o 97º caso de morte em Botucatu causado por contaminação por coronavírus

As recentes três mortes de moradores de Botucatu aconteceram no HC da Unesp (um senhor de 77 anos e uma mulher de 72) e no Hospital da Unimed (um homem de 48 anos)

 

Em boletim deste domingo (21) o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) atualizou suas principais informações referentes à pandemia de covid-19, o novo coronavírus, divulgando mais duas mortes de moradores de Botucatu: um senhor de 77 anos e uma mulher de 72. A terceira morte foi a de um paciente de 48 anos de idade, registrada no Hospital da Unimed.

Com mais esses casos, o HCFMB passa a contabilizar 169 óbitos por covid-19, sendo 81 deles de Botucatu que conta com outras 15 mortes no Hospital da Unimed e uma no Pronto Socorro Municipal, totalizando as 97 mortes até a presente data. Também nas últimas 24 horas, uma alta foi dada a um paciente de 29 anos, morador de Laranjal Paulista. Agora o HC soma 334 altas.

Desde o início da pandemia, além dos casos de óbitos de pacientes de Botucatu, o HC registrou mortes de moradores de São Manuel (16); Conchas e Itatinga com (12);  Laranjal Paulista (8); Areiópolis (4); Pardinho e Torre de Pedra (3); Itu, Bofete, Pratania, Bauru, Porangaba (2); e Arandu, Itapetininga, Pirajuí, Pereiras, Lençóis Paulista, Taquarituba, Bariri,  Mineiros do Tietê, São Paulo, Penápolis, Piraju, Guareí, Cafelândia, Taguaí, Itararé, Paranapanema, Paulínia, Barra Bonita e Cerqueira César, com um caso cada. No total são 169 óbitos.

Vale destacar que a ocupação de leitos UTI/Covid que estava em 96% na sexta-feira (19), voltou a subir nas últimas horas para 106%, o que significa que além dos 30 leitos de UTI/Covid disponíveis no HC, mais dois foram adaptados para atender a demanda.

Dados mostram que o número de pacientes internados é maior do que o de leitos disponíveis para covid-19 em razão de o HC seguir cumprindo seu compromisso em promover assistência a todos os pacientes que precisam do HC neste momento. No Hospital da Unimed a ocupação de UTI está em 60%, ou seja, dos dez leitos disponíveis, seis estão ocupados.

 

Outros números da covid-19 em Botucatu

Outros dados passados pelo secretário municipal de Saúde, André Spadaro, apontam que desde o início da pandemia, 7.414 moradores de Botucatu foram diagnosticados com covid-19, com 6.910 recuperados;  32 internados com a doença confirmada; e as 97 mortes. Estão em isolamento social (quarentena) 371 pessoas.

Dos recentes testes RT-PCR realizados pela Prefeitura Municipal nas últimas horas apontam 133 casos negativos e 33 positivos (15 com síndrome gripal e 18 assintomáticos - que não apresentam sintomas).  No total, a Prefeitura já realizou 39.082 testes negativos e 6.303 positivos.

“É importante que a população continue colaborando fazendo uso rigoroso e correto de máscara, lavagem frequente das mãos com água e sabão ou álcool em gel, distanciamento seguro entre as pessoas, evitando, principalmente, situações de aglomeração e reuniões de grupos familiares e amigos neste momento e não sair de casa sem necessidade nas próximas semanas”, orienta Spadaro.


CURTA NOSSO FACEBOOK

PREVISÃO DO TEMPO

© Tribuna de Botucatu todos os direitos reservados.