Secretário de Saúde aponta que Botucatu está com 85 pessoas internadas em hospitais por covid-19
16/03/2021
Secretário de Saúde aponta que Botucatu está com 85 pessoas internadas em hospitais por covid-19

Ocupação de leitos em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) continua muito alta, sendo que no HC, o percentual está em 113% de ocupação e no Hospital da Unimed o chegou a 150%

 

No primeiro boletim semanal divulgado na noite desta segunda-feira (15), o secretário municipal de Saúde, André Spadaro, voltou a fazer alerta sobre o aumento de moradores de Botucatu que foram contaminadas pela covid-19, o novo coronavírus.

Spadaro aponta que, atualmente, são 85 pessoas internadas com covid, sendo 51 no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina (HCFM); 28 no Hospital da Unimed e 6 no Hospital do Bairros (antigo Sorocabano).

Outra informação importante (e preocupante) passada pelo secretário foi com relação a ocupação de leitos em Unidade de Terapia Intensiva (UTI). No HC, o percentual está em 113% de ocupação (19 de Botucatu e os demais de outras cidades).

Isso significa que, além dos 30 leitos de UTI/Covid disponíveis, mais 4 leitos estão ocupados por pacientes covid positivo.  Desses casos, 20 são de Botucatu e os demais de outras cidades da região. Já o percentual no Hospital da Unimed aponta um recorde de internações e chega a 150%, ou seja, além dos 10 leitos disponíveis, mais 5 foram adaptados (11 pacientes são de Botucatu).

Com esses novos números, o secretário reforça o alerta que os o número da transmissão de covid-19 em Botucatu é excessivo e poderá causar um colapso no sistema de Saúde. “A maneira mais eficaz de combater a transmissão do vírus é a população respeitar as medidas de restrição adotadas com uso rigoroso e correto de máscara, lavagem frequente das mãos com água e sabão ou álcool em gel, distanciamento seguro entre as pessoas, evitando, principalmente, situações de aglomeração e reuniões de grupos familiares e amigos neste momento e não sair de casa sem necessidade nas próximas semanas”, colocou Spadaro.

André Spadaro, também revela no  boletim desta segunda-feira que, desde o início da pandemia, 8.796 moradores de Botucatu já foram diagnosticados com covid-19, com 8.274 recuperados; e 116 mortes. Estão em isolamento social (quarentena) na Cidade 340 pessoas.

Dos 300 recentes testes RT-PCR realizados pela Prefeitura Municipal nas últimas horas, 245 foram negativos e 55 positivos (43 com síndrome gripal e 12 assintomáticos - que não apresentam sintomas).  No total, a Prefeitura já realizou 43.996 testes negativos e 7.596 positivos.


CURTA NOSSO FACEBOOK

PREVISÃO DO TEMPO

© Tribuna de Botucatu todos os direitos reservados.