Após lockdown nos últimos finais de semana, Botucatu tem queda 20% de novos casos de coronavírus
05/04/2021
Após lockdown nos últimos finais de semana, Botucatu tem queda 20% de novos casos de coronavírus

A semana epidemiológica em Botucatu fechou em 449 novos casos, sendo que na semana passada esse número chegou a 565 pessoas contaminadas

 

Ao divulgar os recentes números sobre a pandemia de covid-19, o novo coronavírus, em Botucatu, o secretário municipal de Saúde, André Spadaro, apontou uma queda de 20% em novos casos de infecção causados pela doença.

De acordo com Spadaro, a semana epidemiológica em Botucatu fechou em 449 casos, sendo que na semana passada esse número chegou a 565 pessoas contaminadas. O secretário credita essa queda ao lockdown nos três últimos finais de semana, com toque de recolher e o funcionamento apenas de setores considerados essenciais.

 “É importante que a população continue colaborando fazendo uso rigoroso e correto de máscara, lavagem frequente das mãos com água e sabão ou álcool em gel, distanciamento seguro entre as pessoas, evitando, principalmente, situações de aglomeração e reuniões de grupos familiares e amigos neste momento e não sair de casa sem necessidade nas próximas semanas”, colocou Spadaro.

Estão internados com o diagnóstico da doença suspeitos ou já confirmados 78 pacientes de Botucatu distribuídos no HC (60), Hospital da Unimed (13) e Hospital do Bairro, antigo Sorocabana (5).

A ocupação de leitos em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) nos hospitais que atende a várias cidades, também está bastante elevada. O HC está em 110%. Isso significa que além dos 40 leitos de UTI/Covid disponíveis, dois foram adaptados. Desses pacientes, 21 são de Botucatu. Já o Hospital da Unimed aponta um percentual de 60% e dos 20 leitos disponíveis 16 estão ocupados (4 deles de Botucatu).

Desde o início da pandemia, 10.284 moradores de Botucatu já foram diagnosticados com covid-19 tendo 9.633 recuperados e 158 mortes. Estão em isolamento social (quarentena) na Cidade 427 pessoas.

Testes RT-PCR realizados pela Prefeitura Municipal nas últimas horas, apontam que 209 foram negativos e 66 positivos (21 com síndrome gripal e 46 assintomáticos - que não apresentam sintomas). No total, a Prefeitura já realizou 48.415 testes negativos e 8.972 positivos.

 

Mortes no HC

Vale destacar que nas últimas 24 horas, quatro óbitos de pacientes com diagnóstico confirmado de covod-19 foram registrados no HCFMB. Foram três homens de 82, 81 e 68 anos e uma mulher de 76 anos. Também o HC registou duas altas de pacientes com diagnóstico confirmado: dois homens de 39 e 27 anos.

O HC passou a informar apenas os dados gerais de altas e óbitos diários, além da taxa diária de ocupação da UTI/Covid. Isso significa que não será revelado a cidade de origem das vítimas.“O trâmite interno de abastecimento dos números no banco de dados da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo e das informações do Núcleo Hospitalar de Epidemiologia do HCFMB aos municípios atendidos pelo HCFMB continuam normalmente”, diz o boletim.

“Reiteramos que, por atendermos a Direção Regional de Saúde (DRS VI)  de Bauru, que abrange 68 cidades da região, cabe aos próprios municípios a divulgação local dos óbitos, a exemplo do que é feito diariamente pela Secretaria Municipal Saúde de Botucatu”, complementa o comunicado.


CURTA NOSSO FACEBOOK

PREVISÃO DO TEMPO

© Tribuna de Botucatu todos os direitos reservados.