Semana epidemiológica registra aumento de 70% em novos casos de coronavírus em Botucatu
15/05/2021
Semana epidemiológica registra aumento de 70% em novos casos de coronavírus em Botucatu

Desde o início da pandemia, 12.685 moradores de Botucatu já foram diagnosticados com covid-19 tendo 11.759 recuperados e 205 mortes, estando em isolamento social (quarentena) 653 pessoas

 

Em boletim divulgado neste sábado (15) o secretário municipal de Saúde, André Spadaro, apontou que nesta semana a Cidade de Botucatu computou 629 novos casos de moradores infectados com a covid-19, o novo coronavírus, mais de 100 casos por dia. Isso representa um aumento de 70% em relação aos 367 casos registrados na semana passada.

Além disso Spadaro anunciou a morte de outras duas pessoas da Cidade nas últimas 24 horas que estavam internadas no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina HCFM), sendo um homem e uma mulher, ambos com idade acima de 60 anos. Com isso Botucatu chega a 205 mortes causadas pela doença. Foram 58 em 2020 e 147 nesses primeiros meses de 2021.

Com esse aumento, que ficou muito acima das projeções previstas da semana epidemiológica, o secretário de Saúde reforça a necessidade de a população intensificar as medidas de segurança para evitar o avanço do coronavírus na Cidade.

 “É importante que a população continue colaborando fazendo uso rigoroso e correto de máscara, lavagem frequente das mãos com água e sabão ou álcool em gel, distanciamento seguro entre as pessoas, evitando, principalmente, situações de aglomeração e reuniões de grupos familiares e amigos neste momento e não sair de casa sem necessidade nas próximas semanas”, colocou Spadaro.

Nessa mesma linha, o prefeito Mário Pardini realça que a diminuição no número de novos casos depende do esforço coletivo. "Depende de cada um de nós controlarmos essa situação, pois só assim teremos a retomada da normalidade para alcançar o que tanto sonhamos”.

 

Outros números

Com relação aos leitos de Unidade de Terapia Intensiva, o Hospital das Clínicas que atende a várias cidades da região continua com a ocupação elevada com 105%. Isso significa que além dos 40 leitos de UTI/Covid disponíveis outros dois leitos foram adaptados. Desses pacientes, 16 são de Botucatu. Já o Hospital da Unimed está com 40%, de ocupação.  Dos 20 leitos disponíveis 8 estão ocupados (4 deles de Botucatu).

Com o diagnóstico da doença suspeitos ou já confirmados estão internados 77 pacientes distribuídos no HC (60), Hospital da Unimed (11) e Hospital do Bairro, antigo Sorocabana (6).

Desde o início da pandemia, 12.685 moradores de Botucatu já foram diagnosticados com covid-19 tendo 11.759 recuperados e as 205 mortes. Estão, atualmente, em isolamento social (quarentena) na Cidade 653 pessoas.

Dos 283 recentes testes RT-PCR realizados pela Prefeitura Municipal nas últimas 24 horas, 200 foram negativos e 83 positivos (59 com síndrome gripal e 24 assintomáticos - que não apresentam sintomas).


CURTA NOSSO FACEBOOK

PREVISÃO DO TEMPO

© Tribuna de Botucatu todos os direitos reservados.