Secretário de Saúde alerta que pessoas em quarentena infectadas com covid-19 está em nível elevado
05/06/2021
Secretário de Saúde alerta que pessoas em quarentena infectadas com covid-19 está em nível elevado

Em número de óbitos, a Cidade chegou aos 237 casos causados por infecção as doença, desde o início da pandemia, sendo 58 casos em 2020 e 179 nesses primeiros meses de 2021

 

Mais uma vez, ao divulgar o boletim diário sobre a pandemia de covid-19, o novo coronavírus, nesta sexta-feira (4) o secretário municipal de Saúde, de Botucatu, André Spadaro, reiterou o que vem afirmando já há várias semana: o número elevado de pessoas infectadas na Cidade e internações em enfermaria e Unidades de Terapia Intensiva (UTI).

“Continuamos em um patamar de transmissão muito elevada, sendo nas últimas semanas tivemos o maior número de casos positivos em toda pandemia, conforme temos ressaltado ultimamente, ainda antes da vacinação em massa”, disse o secretário, voltando a realçar que com esse alto número da pandemia na Cidade, é fundamental que a população não relaxe nas medidas de prevenção.

 “É importante que a população colabore fazendo uso rigoroso e correto de máscara, lavagem frequente das mãos com água e sabão ou álcool em gel, distanciamento seguro entre as pessoas, evitando, principalmente, situações de aglomeração e reuniões de grupos familiares e amigos neste momento e não sair de casa sem necessidade nas próximas semanas”, colocou Spadaro, enfocando que a Cidade chegou aos 235 óbitos causados por infecção da doença, desde o início da pandemia. Foram 58 casos em 2020 e 177 nesses primeiros meses de 2021.

Também preocupa as autoridades de Saúde do município o elevado número de ocupação de leitos em Unidade de Terapia Intensiva (UTI). O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina (HCFM) da Unesp que atende a várias cidades da região mantém o quadro acima dos 100% há várias semanas.

Hoje, além dos 40 leitos de UTI/Covid disponíveis no HC outros seis estão adaptados para atender a demanda (29 de Botucatu), um percentual de 112%. Já no Hospital da Unimed a situação é mais tranquila com 50%, de ocupação.  Dos 20 leitos disponíveis 10 estão ocupados (9 de Botucatu).

Outra preocupação é com o número de pessoas infectadas que, atualmente, estão em isolamento social (quarentena) na Cidade, sendo acompanhados por agentes de Saúde e Guarda Civil Municipal (GCM). São 742 pessoas que estão nessa condição. Desde o início da pandemia, 14.616 moradores já foram diagnosticados com covid-19 tendo 13.545 recuperados.

Não menos grave é o número de moradores de Botucatu que estão internados com o diagnóstico da doença suspeitos ou já confirmados. No total são 111 pacientes, distribuídos no HC (75), Hospital da Unimed (29) e Hospital do Bairro, antigo Sorocabana (7).


CURTA NOSSO FACEBOOK

PREVISÃO DO TEMPO

© Tribuna de Botucatu todos os direitos reservados.