Desde o início da pandemia Botucatu já realizou mais de 77 mil testes de covid-19 na população
28/06/2021
Desde o início da pandemia Botucatu já realizou mais de 77 mil testes de covid-19 na população

O PCR-RT é um exame de muito bom desempenho, já que ele tem alto índice de acerto ao diferenciar um paciente infectado do não-infectado e é considerado o exame ideal para diagnóstico da doença

 

Um dado expressivo foi passado neste domingo, 27, pelo secretário municipal de Saúde, André Spadaro, com relação a testes PCR-RT de covid-19, o novo coronavírus na população, desde o início da pandemia. Spadaro revela que foram realizados, até agora, 77.056 testes, sendo 62.112 negativos e 14.944 positivos.

Vale destacar que o teste PCR-RT objetiva colher uma amostra das secreções respiratórias do paciente e posteriormente tentar identificar a presença do vírus. Procura-se, então, a presença do material genético viral, semelhante ao que ocorre em investigações policiais, na procura por evidências. Assim, ao encontrar uma ou mais "evidências" da presença do novo coronavírus em secreções humanas, pode-se confirmar a infecção.

Para isso, é inicialmente colhida a amostra do paciente, por meio de um swab nasal e nasofaríngeo (isto é, cotonetes estéreis colocados no fundo do nariz e da garganta) ou amostra de sangue, em alguns casos. Tendo o material do paciente, todos as amostras microbiológicas são extraídas para análise. Para que a máquina responsável por realizar o teste consiga identificar o material, ele deve ser antes multiplicado. Em maior quantidade, poderá ser realizada a diferenciação entre material viral e humano. Caso seja encontrada grande quantidade de material genético viral em uma amostra, o teste é, então, considerado positivo.

O PCR-RT é um exame de muito bom desempenho, já que ele tem alto índice de acerto ao diferenciar um paciente infectado do não-infectado. Ele é considerado o exame ideal para diagnóstico de covid-19.

 

Outros dados

Botucatu chega aos 260 óbitos causados por infecção da doença, desde o início da pandemia, sendo 58 casos em 2020 e 202 nesses primeiros meses de 2021.

Com relação ao número de ocupação de leitos em Unidade de Terapia Intensiva (UTI), o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina (HCFM) da Unesp que atende a várias cidades da região mantém o quadro acima dos 100% há várias semanas.

Hoje, além dos 40 leitos de UTI/Covid disponíveis no HC um outro foi adaptado para atender a demanda (20 de Botucatu), um percentual de 102%. Já no Hospital da Unimed a situação é mais tranquila com 45%, de ocupação.  Dos 20 leitos disponíveis 9 estão ocupados (5 de Botucatu).

O número de pessoas infectadas que, atualmente, estão em isolamento social (quarentena) na Cidade, sendo acompanhados por agentes de Saúde e Guarda Civil Municipal (GCM) estão em 302. Desde o início da pandemia, 13.965 moradores já foram diagnosticados com covid-19 tendo 12.905 recuperados.  

Moradores de Botucatu que estão internados com o diagnóstico da doença suspeitos ou já confirmados somam 65 pacientes, distribuídos no HC (51), Hospital da Unimed (12) e Hospital do Bairro, antigo Sorocabana (2).

 

Vacinação em massa

Vale realçar que secretário municipal de Saúde, André Spadaro revela queda substancial de novos casos da doença, redução muito significativa em linha com a perspectiva de melhora. Segundo Spadaro, esses são os resultados, diretamente, atribuídos pela vacinação em massa ocorrida na Cidade em combinação com as medidas de prevenção.

O secretário realçou a necessidade de continuar seguindo, rigorosamente, as medidas de prevenção para evitar a disseminação da doença mantendo os cuidados enquanto a população não receber a segunda dose da vacina, prevista para o mês de agosto.

 “É importante que a população colabore fazendo uso rigoroso e correto de máscara, lavagem frequente das mãos com água e sabão ou álcool em gel, distanciamento seguro entre as pessoas, evitando, principalmente, situações de aglomeração e reuniões de grupos familiares e amigos neste momento e não sair de casa sem necessidade nas próximas semanas”, orientou Spadaro.


CURTA NOSSO FACEBOOK

PREVISÃO DO TEMPO

© Tribuna de Botucatu todos os direitos reservados.