Pessoas cuidando de pessoas mostram como o prontuário afetivo muda o olhar aos pacientes com Covid-19
13/07/2021
Pessoas cuidando de pessoas mostram como o prontuário afetivo muda o olhar aos pacientes com Covid-19

O prontuário afetivo vem sendo implantado aos poucos para que em breve, todos os leitos possam ter informações detalhadas da vida do paciente, e que elas façam parte do tratamento, ampliando o sentimento de conforto e confiança dos pacientes e principalmente dos familiares

 

A equipe de enfermagem da UTI Covid do HCFMB, com total apoio e adesão das demais equipes multiprofissionais que atuam na linha de frente no tratamento dos casos de covid-19, o novo coronavírus, da unidade, tem implantado uma forma de reforçar o vínculo entre o paciente e a equipe que cuida dele neste momento tão delicado: dentro do leito, além das outras informações gerais, como nome, idade e cidade onde mora, é fixado o prontuário afetivo: escrito a mão de forma colorida e lúdica, a equipe colhe informações repassadas pela família, como apelidos, nomes dos filhos e netos, animais de estimação, time que torce e até as músicas preferidas.

Muitos pacientes chegam ao leito de UTI intubados, sedados e sem direito a visitas, devido ao isolamento imposto pela doença. Segundo a enfermeira Solene Vale, ver essas características parece algo simples na porta do leito, mas faz muita diferença na hora do atendimento. “É como se a gente criasse um vínculo maior. Entre um atendimento e outro, a equipe consegue saber que está cuidando do amor de alguém”, diz.

Para quem enfrenta a rotina diária em uma UTI Covid, a ideia tem mudado completamente o jeito de olhar para os pacientes. “Geralmente, não imaginamos como é a vida do paciente que estamos tratando. Estas informações trazidas de um jeito tão humanizado e carinhoso impactam muito na nossa assistência”, explica a médica nefrologista Dra. Daniela Ponce, que realiza juntamente com sua equipe sessões de hemodiálise nos pacientes internados em UTI.

O prontuário afetivo vem sendo implantado aos poucos no HCFMB, para que em breve, todos os leitos possam ter informações detalhadas da vida do paciente, e que elas façam parte do tratamento, ampliando o sentimento de conforto e confiança dos pacientes e principalmente dos familiares.

“Iniciativas como esta, que partiu dos próprios funcionários do setor Covid, nos enche de orgulho e nos mostra que, no nosso HC, somos pessoas cuidando de pessoas”, destacou a Diretora de Assistência do HCFMB, Dra. Erika Ortolan.

Para o Superintendente do HCFMB, Dr. André Balbi, a ação é inspiradora. “A humanização aprimora a qualidade da assistência, e a criatividade de uma equipe em oferecer um cuidado diferenciado é muito gratificante”, finaliza.

A ação também contou com o pronto apoio do Departamento de Gestão de Atividades Acadêmicas (DGAA) do HCFMB, que viabilizou a arte e produção dos prontuários.

Por - Vivian Abilio

Fotos – HCFMB/Divulgação


CURTA NOSSO FACEBOOK

PREVISÃO DO TEMPO

© Tribuna de Botucatu todos os direitos reservados.