Após a primeira etapa da vacinação em massa contra covid, Botucatu vem apresentando crescente queda
14/07/2021
Após a primeira etapa da vacinação em massa contra covid, Botucatu vem apresentando crescente queda

Redução dos casos vem sendo significativa em linha com a perspectiva de melhora, resultados, diretamente, atribuídos pela primeira etapa da vacinação em massa ocorrida na Cidade em combinação com as medidas de prevenção

 

Enquanto aguarda a aplicação da segunda dose da vacina contra a covid-19, o novo coronavírus, prevista para a primeira quinzena de agosto, a Secretaria Municipal de Saúde de Botucatu, registra progressiva queda em casos novos de pessoas infectada pela doença. O percentual vem caindo gradativamente semana após semana, atingindo a uma queda de mais de 85%.

"Redução vem sendo significativa em linha com a perspectiva de melhora, Esse são os resultados, diretamente, atribuídos pela vacinação em massa ocorrida na Cidade em combinação com as medidas de prevenção. Quanto maiores forem os cuidados de prevenção até que toda a população receba a segunda dose, mais intensa poderá ser transmissão nos casos graves e internações em UTIs, com potencial redução adicional na mortalidade por covid-19 em nossa Cidade”, colocou o secretário de Saúde, André Spadaro.

O secretário realçou a necessidade de continuar seguindo, rigorosamente, as medidas de prevenção para evitar a disseminação da doença mantendo os cuidados enquanto a população não receber a segunda dose da vacina, prevista para o mês de agosto.

 “É importante que a população colabore fazendo uso rigoroso e correto de máscara, lavagem frequente das mãos com água e sabão ou álcool em gel, distanciamento seguro entre as pessoas, evitando, principalmente, situações de aglomeração e reuniões de grupos familiares e amigos neste momento e não sair de casa sem necessidade nas próximas semanas”, orientou Spadaro.

 

Números atuais de Botucatu

Nesta quarta-feira (14) Spadaro atualizou os números da covid em Botucatu. Um detalhe importante foi notado em relação a ocupação de leitos em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB)l que está em 95%. Isso porque desde o dia 25 de março, o HCFMB não registrava taxa de ocupação abaixo de 100%. Dos 40 leitos disponíveis 38 estão ocupados (14 de Botucatu). No Hospital da Unimed o percentual é de 15%, ou seja 3 leitos ocupados para 20 disponíveis (1 de Botucatu).

Spadaro aponta que, atualmente, a Cidade computa 273 casos de mortes causadas pela covid-19, desde o início da pandemia, com 58 óbitos em 2020 e 215 nesse primeiro semestre de 2021.

Com o diagnóstico da doença suspeitos ou já confirmados estão internados 39 pacientes de Botucatu distribuídos no HC (34), Hospital da Unimed (4) e Hospital do Bairro, antigo Sorocabana (1).

Desde o início da pandemia, 16.799 moradores já foram diagnosticados com covid-19 tendo 16.343 recuperados e as 273 mortes. Estão em isolamento social (quarentena) na Cidade 157 pessoas, monitoradas pelas equipes da Secretaria de Saúde e Guarda Municipal.

Dos 106 recentes testes RT-PCR realizados pela Prefeitura Municipal nas últimas 24 horas, 92 foram negativos e 14 positivos (11 com síndrome gripal e 3 assintomáticos - que não apresentam sintomas).


CURTA NOSSO FACEBOOK

PREVISÃO DO TEMPO

© Tribuna de Botucatu todos os direitos reservados.