Com caso confirmado da Variante Delta de covid-19 em Botucatu, Secretaria de Saúde alerta sobre prevenção
18/08/2021
Com caso confirmado da Variante Delta de covid-19 em Botucatu, Secretaria de Saúde alerta sobre prevenção

Secretário de Saúde há várias semanas vem alertando nos boletins sobre a possibilidade de introdução e disseminação da cepa da Variante Delta no interior do Estado e no Município e essa confirmação reforça  ainda mais a manutenção das medidas de prevenção

 

Na noite desta quarta-feira (18) ao divulgar mais um boletim sobre a pandemia de covid-19, o novo coronavírus em Botucatu, o secretário de Saúde, André Spadaro realçou a necessidade de a população manter, rigorosamente, as medidas de prevenção contra a doença e a necessidade da segunda dose da vacina.

Isso porque, pela primeira vez desde o início da pandemia, um munícipe foi diagnosticado com a Variante Delta, considerada mais transmissível que as demais variantes em circulação no Brasil do Sars-CoV-2, o vírus causador da covid-19.  O alerta epidemiológico foi dado oficialmente às autoridades de saúde do município pela Rede de Vigilância Genômica da Unesp, que integra a Rede de Alertas das Variantes do Sars-CoV-2, coordenada pelo Instituto Butantan.

“Munícipe que testou positivo para a Variante Delta foi monitorado pela Central Coronavírus, apresentou um quadro leve, cumpriu quarentena domiciliar e já foi liberado do isolamento. Seus contatos domiciliares também foram monitorados e liberados da quarentena. Um desses contatos que testou positivo terá sua amostra sequenciada nos próximos dias”, explicou Spadaro.

O secretário de Saúde lembra que há várias semanas vem alertando nos boletins sobre a possibilidade de introdução e disseminação da cepa da Variante Delta no interior do Estado e no Município e essa confirmação reforça ainda mais a manutenção das medidas de prevenção.

 “É necessário que a população continue colaborando com o uso rigoroso e correto de máscara, lavagem frequente das mãos com água e sabão ou álcool em gel, distanciamento seguro entre as pessoas, evitando, principalmente, situações de aglomeração e reuniões de grupos familiares e amigos neste momento e não sair de casa sem necessidade nas próximas semanas”, orientou o secretário.

Spadaro também falou sobre a vacinação em massa da população adulta ocorrida em Botucatu e que muita gente deixou de comparecer para receber a segunda dose. “A eficácia de apenas uma dose da vacina contra a cepa Delta é muito baixa, portanto, repito mais uma vez e solicito a aquelas pessoas que tomaram apenas uma dose, que procure o mais rápido possível uma unidade de Saúde para tomar a segunda dose, pois somente o ciclo vacinal completo, com as duas doses, pode trazer maior nível de proteção possível contra o variante Delta”,  alerta o secretário.  

Spadaro também chamou a atenção da pessoa que ainda não tomou nem a primeira dose da vacina. “Solicitamos, respeitosamente, que reconsidere essa decisão para proteger a sua saúde, dos seus familiares, amigos e de toda a comunidade”, pediu o secretário.

 

Números atuais gerais

Em números gerais, a Cidade computa, de acordo com dados divulgados por André Spadaro, atualmente, 292 casos de mortes causadas pela covid-19, desde o início da pandemia, com 58 óbitos em 2020 e 234 nesse primeiro semestre de 2021.

Ocupação de leitos em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) que atende Botucatu e as demais Cidades da região está em 83% e dos 40 leitos disponíveis 33 estão ocupados (5 de Botucatu). No Hospital da Unimed o percentual é de 20% e dos 20 leitos disponíveis, 4 estão ocupados (2 de Botucatu).

Com o diagnóstico da doença confirmado estão internados 20 pacientes de Botucatu distribuídos no HC (15), Hospital da Unimed (2) e nenhuma internação no Hospital do Bairro, antigo Sorocabana.

Desde o início da pandemia, 17.658 moradores já foram diagnosticados com covid-19 tendo 17.177 recuperados e as 292 mortes. Estão em isolamento social (quarentena) na Cidade 169 pessoas, monitoradas pelas equipes da Secretaria de Saúde e Guarda Municipal.

Dos 179 recentes testes RT-PCR realizados pela Prefeitura Municipal nas últimas 24 horas, 150 foram negativos e 29 positivos (26 com síndrome gripal e 3 assintomáticos - que não apresentam sintomas).


CURTA NOSSO FACEBOOK

PREVISÃO DO TEMPO

© Tribuna de Botucatu todos os direitos reservados.