Recente boletim aponta que Botucatu está próxima de alcançar 300 mortes por covid-19
20/08/2021
Recente boletim aponta que Botucatu está próxima de alcançar 300 mortes por covid-19

Desde o início da pandemia, 17.726 moradores já foram diagnosticados com covid-19 tendo 17.240 recuperados e 293 mortes, estando em isolamento social (quarentena) na Cidade 175 pessoas

 

Após a segunda etapa da vacinação em massa realizada em Botucatu, o secretário municipal de Saúde, André Spadaro, divulgou nesta sexta-feira (20) mais um boletim diário sobre a pandemia de covid-19, o novo coronavírus, no Município e reafirmou a necessidade de a população não relaxar nas medidas de prevenção.

Spadaro alerta que esta semana pela primeira vez desde o início da pandemia, um munícipe foi diagnosticado com a Variante Delta, considerada mais transmissível que as demais variantes em circulação no Brasil do Sars-CoV-2, o vírus causador da covid-19. O alerta epidemiológico foi dado oficialmente às autoridades de saúde do município pela Rede de Vigilância Genômica da Unesp, que integra a Rede de Alertas das Variantes do Sars-CoV-2, coordenada pelo Instituto Butantan.

“Munícipe que testou positivo para a Variante Delta foi monitorado pela Central Coronavírus, apresentou um quadro leve, cumpriu quarentena domiciliar e já foi liberado do isolamento. Seus contatos domiciliares também foram monitorados e liberados da quarentena”, explica o secretário, realçando que um desses contatos que testou positivo terá sua amostra sequenciada nos próximos dias.

 “É necessário que a população continue colaborando com o uso rigoroso e correto de máscara, lavagem frequente das mãos com água e sabão ou álcool em gel, distanciamento seguro entre as pessoas, evitando, principalmente, situações de aglomeração e reuniões de grupos familiares e amigos neste momento e não sair de casa sem necessidade nas próximas semanas”, orientou o secretário.

Spadaro também falou sobre a vacinação em massa da população adulta ocorrida em Botucatu e que muita gente deixou de comparecer para receber a segunda dose. “A eficácia de apenas uma dose da vacina contra a cepa Delta é muito baixa, portanto, repito mais uma vez e solicito a aquelas pessoas que tomaram apenas uma dose, que procure o mais rápido possível uma unidade de Saúde para tomar a segunda dose, pois somente o ciclo vacinal completo, com as duas doses, pode trazer maior nível de proteção possível contra o variante Delta”,  alerta o secretário.  

Spadaro também chamou a atenção da pessoa que ainda não tomou nem a primeira dose da vacina. “Solicitamos, respeitosamente, que reconsidere essa decisão para proteger a sua saúde, dos seus familiares, amigos e de toda a comunidade”, pediu o secretário.

 

Novos números

Nesse mais recente boletim, Spadaro aponta que a Cidade computa 293 casos de mortes causadas pela covid-19, desde o início da pandemia.  A mais recente morte ocorrida nas últimas 24 horas foi uma mulher com 75 anos, que estava internada no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina (HCFM), da Unesp. Com isso, a pandemia soma 58 casos em  2020 e 235 em 2021.

Com relação aos leitos de Unidade de Terapia Intensiva, o Hospital das Clínicas que atende a várias cidades da região está com ocupação de 80%. Isso significa que dos 40 leitos disponíveis 32 estão ocupados (5 de Botucatu). Já o Hospital da Unimed está com 15%, de ocupação.  Dos 20 leitos disponíveis 5 estão ocupados (2 deles de Botucatu).

Com o diagnóstico da doença confirmado estão internados 18 pacientes de Botucatu distribuídos no HC (15) e Hospital da Unimed (3). No Hospital do Bairro, antigo Sorocabana, nenhum paciente está internado com a doença.

Desde o início da pandemia, 17.726 moradores já foram diagnosticados com covid-19 tendo 17.240 recuperados e as 293 mortes. Estão, atualmente, em isolamento social (quarentena) na Cidade 175 pessoas.

Dos 155 recentes testes RT-PCR realizados pela Prefeitura Municipal nas últimas 24 horas, 127 foram negativos e 28 positivos (16 com síndrome gripal e 12 assintomáticos - que não apresentam sintomas).


CURTA NOSSO FACEBOOK

PREVISÃO DO TEMPO

© Tribuna de Botucatu todos os direitos reservados.