Secretaria de Saúde de Botucatu monitora surto de covid-19 em três instituições que abrigam idosos
13/09/2021
Secretaria de Saúde de Botucatu monitora surto de covid-19 em três instituições que abrigam idosos

Segundo informações, são ao todo, 41 pessoas de três instituições que teriam testado positivo para a doença, sendo 31 idosos e 10 funcionários que estão sendo monitoradas; desses, 4 estão internados e 3 morreram

 

Na noite desta segunda-feira, dia 13, o secretário municipal de Saúde de Botucatu, André Spadafro,  revelou que três instituições de longa permanência de idosos da Cidade registraram um surto de covid-19, o novo coronavírus. Foram 31 idosos e 10 funcionários destes locais que testaram positivo. Em Botucatu estão 26 casas de repouso em funcionamento. Dos idosos infectados, recentemente, 4 estão internados e 3, com idade entre 86 a 91 anos, morreram. Com isso o número de mortes por covid em Botucatu chega a 304 casos.

As equipes de monitoramento médica e enfermagem, assim como a Vigilância Sanitária, acompanham os casos e vão reavaliar o estado de saúde destes idosos. Não foram divulgadas maiores informações sobre como está sendo feito o isolamento dos doentes e nem a gravidade de cada caso, assim como não foi revelado os locais onde a doença foi detectada, com o objetivo de  preservar  idosos e familiares.

Vale lembrar que Botucatu participa do estudo sobre a efetividade da vacina Oxford/AstraZeneca e já realizou ações para aplicar a primeira e a segunda doses na população adulta, registrou uma queda recente no número de casos por dia, mas confirmou um aumento nas internações por conta do coronavírus, principalmente, de idosos.  Diante desse crescimento, a dose de reforço destinada aos idosos se mostra primordial para conseguir conter o avanço da doença.

Nunca é demais lembrar que no primeiro semestre de 2020 a Secretaria de Saúde detectou surto em duas clínicas na Cidade. Entretanto nenhuma delas estão incluídas nesses novos casos.

 

Aplicação de dose de reforço

Os idosos já correspondem a mais de 80% dos moradores de Botucatu internados. A faixa etária predominante é a partir dos 70 anos. Para Spadaro, essa alta indica a importância de agilizar a aplicação de dose de reforço.

Todas as unidades de saúde aplicam as doses para pessoas de 60 anos ou mais a partir dessa segunda-feira (13). A vacinação é para aqueles que tomaram a 2ª dose com a vacina Coronavac há mais de 3 meses e para os que tomaram a 2ª dose da vacina Astrazeneca há mais de 6 meses. Botucatu foi uma das primeiras cidades do estado a começar a imunizar essa faixa etária com a dose adicional.

Dos mais de 25 mil idosos da cidade (25.659), 12 mil (12.218) já tem o intervalo necessário pra receber a dose de reforço, segundo a prefeitura. A ação de vacinação da 3º dose em massa realizada no sábado, dia 11,  imunizou 6.963 desses idosos.  A cidade conseguiu adiantar essa vacinação com doses remanescentes da vacinação em massa com os adultos que terminou no dia 14 de agosto.  “E importante que as pessoas idosas que não receberam a terceira dose da vacina procurem as unidades de Saúde para a imunização”, orientou Spadaro.


CURTA NOSSO FACEBOOK

PREVISÃO DO TEMPO

© Tribuna de Botucatu todos os direitos reservados.