Semana epidemiológica sobre a covid-19 em Botucatu apresenta queda de 83% de novos casos da doença
09/10/2021
Semana epidemiológica sobre a covid-19 em Botucatu apresenta queda de 83% de novos casos da doença

O secretário de Saúde credita essa queda à vacinação em massa em Botucatu, com a 3ª dose em idosos, profissionais da Saúde e Segurança, aliada aos cuidados de prevenção, sendo este o menor índice do ano

 

Continua crescente a queda de novos casos de covid-19 (coronavírus), em Botucatu. Prova disso é que neste sábado (9) ao divulgar os números de mais uma semana epidemiológica, o secretário Municipal de Saúde, André Spadaro, apontou uma queda recorde de 83% de casos novos em comparativo com a semana anterior.

Spadaro citou que foram computados 10 novos casos esta semana contra os 60, 111 e 162, respectivamente, registrados nas três semanas anteriores. Se comparado os números obtidos nessas três últimas semanas, a queda foi de 94%. O secretário credita essa queda à vacinação em massa em Botucatu, com a 3ª dose em idosos, profissionais da Saúde e Segurança, aliada aos cuidados de prevenção. Foi este o menor índice do ano. O maior percentual da doença aconteceu em junho com 988 casos em apenas uma semana.

Apesar dos números recentes, Spadaro não deixa de alertar a população para que continue fazendo o uso rigoroso e correto de máscara, lavagem frequente das mãos com água e sabão ou álcool em gel, distanciamento seguro entre as pessoas evitando, principalmente, situações de aglomeração e reuniões de grupos familiares e amigos e não sair de casa sem necessidade nas próximas semanas.

 

Mais números 

André Spadaro também divulgou mais números sobre a pandemia da doença apontando que a Cidade computa, atualmente, 318 casos de mortes causadas pela covid-19, com 58 óbitos em 2020 e 260 em 2021.

Ocupação de leitos em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB), que atende dezenas de cidades da região, está em 47% e dos 40 leitos disponíveis 24 estão ocupados (7 de Botucatu). No Hospital da Unimed dos 20 leitos covid disponíveis, apenas um está ocupado.

Desde o início da pandemia, 18.541 moradores já foram diagnosticados com covid-19 tendo 18.195 recuperados e as 318 mortes. Estão em isolamento social (quarentena) na Cidade 21 pessoas, monitoradas pelas equipes da Secretaria de Saúde e Guarda Municipal.

Dos 72 recentes testes RT-PCR realizados pela Prefeitura Municipal nas últimas horas, 71 foram negativos e apenas 1 positivo com síndrome gripal e nenhum assintomático (que não apresentam sintomas).


CURTA NOSSO FACEBOOK

PREVISÃO DO TEMPO

© Tribuna de Botucatu todos os direitos reservados.