Mais de 59% dos recentes testes realizados pela Prefeitura de Botucatu para detectar covid-19 deram positivo
20/01/2022
Mais de 59% dos recentes testes realizados pela Prefeitura de Botucatu para detectar covid-19 deram positivo

Número de pessoas em isolamento social (quarentena) chegou a 2.396 casos, mas o quadro de óbitos na Cidade vem se mantendo inalterado há várias semanas, com 323 mortes, sendo 58 óbitos em 2020; 264 em 2021; e 1 em 2022  

 

Na noite desta quinta-feira (20) o quadro geral dos números atuais da pandemia de covid-19, o novo coronavírus, em Botucatu, revela que dos 1.351 recentes testes realizados pela Prefeitura Municipal, 847 deram resultado negativos e 504 positivos. Isso significa que 59,5% das pessoas testadas apresentaram a doença.

O número de internações nos dois hospitais da Cidade permanece em patamares aceitáveis (cinco casos em enfermarias e nenhum em Unidades de Terapia Intensiva - UTI), mas o número de pessoas em isolamento social (quarentena) continua crescendo de maneira bastante significativa e chegou a 2.396 casos.

Desde o início da pandemia 22.616 pessoas foram contaminadas com a covid-19 em Botucatu, com 19.892 recuperados. Por outro lado o quadro de óbitos na Cidade vem se mantendo inalterado há várias semanas, com 323 mortes, sendo 58 óbitos em 2020; 264 em 2021; e 1 em 2022.  

 

Prevenção e vacina

O secretário municipal de Saúde, André Spadaro, continua alertando sobre a variante Ômicron e o aumento de casos da doença. Orienta a população para que não deixe de fazer o uso rigoroso e correto de máscara, lavagem frequente das mãos com água e sabão ou álcool em gel, distanciamento seguro entre as pessoas evitando, principalmente, situações de aglomeração e reuniões de grupos familiares e amigos.

A vacinação continua sendo indicada como a melhor medida de saúde pública contra a covid-19. Também se espera que as atuais vacinas reduzam casos graves da doença, hospitalizações e mortes relacionadas à infecção pela variante Ômicron, de forma similar ao ocorrido com outras variantes do SARS-CoV-2 identificadas até o momento.

Spadaro realça que as  pessoas que ainda não receberam a dose de reforço da vacina devem procurar o quanto antes uma Unidade de Saúde e se imunizarem. A ação contemplará todos os cidadãos com 18 anos de idade ou mais, que receberam a 2ª dose em prazo mínimo de 4 meses, definido pela Norma Técnica vigente do Governo do Estado de São Paulo e acordado com o Ministério da Saúde.

 

Vacinação em crianças

Outra orientação passada pela Secretaria Municipal de Saúde é a disponibilização da imunização para crianças que não possuem comorbidades. No ato da vacina a criança precisa estar acompanhada dos pais ou responsáveis, ou apresentar Termo de Assentimento preenchido e assinado disponível no site da Prefeitura (botucatu.sp.gov.br). Além disso, os pais devem levar o CPF da criança e o RG. A vacinação ocorre no Espaço Saúde, localizado na Avenida Santana, 323, Centro.


CURTA NOSSO FACEBOOK

PREVISÃO DO TEMPO

© Tribuna de Botucatu todos os direitos reservados.