Botucatu chega a 25.101 casos confirmados de pessoas infectadas pela covid-19 desde o início da pandemia
26/01/2022
Botucatu chega a 25.101 casos confirmados de pessoas infectadas pela covid-19 desde o início da pandemia

Da totalidade, 22.742 pacientes conseguiram se recuperar e as mortes permanecem no patamar de 323 casos, sendo 58 óbitos em 2020; 264 em 2021; e 1 em 2022  

 

Continua crescente e preocupante o número de pessoas que estão se infectando em Botucatu com a covid-19, o novo coronavírus. O quadro apresentado nesta quarta-feira (26) mostra que a Cidade chegou a 25.101 casos confirmados de pessoas infectadas pela doença desde o início da pandemia. Desse montante, 22.742 pacientes conseguiram se recuperar. Mortes permanecem no patamar de 323 casos, sendo 58 óbitos em 2020; 264 em 2021; e 1 em 2022.  

O número de internações nos dois hospitais da Cidade também vem registrando aumento diário depois de permanecerem diversas semanas sem nenhum caso. No mais recente boletim constam 10 casos, sendo 8 no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina (HCFM) e 3 no Hospital da Unimed. Cada hospital tem um paciente em Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Também está em aumento gradativo o número de pessoas em isolamento social (quarentena), em suas respectivas residências. Nessa condição se encontram 2.026 indivíduos sendo monitorados pela Secretaria Municipal de Saúde.

Testes realizados pela Prefeitura Municipal é outra estatística que chama a atenção. Dos 1.369 testes feitos nas últimas horas, 801 foram negativos e 568 positivos. Isso significa que mais de 70% das pessoas testadas apresentaram sintomas da doença e foram isoladas.

 

Prevenção e vacina

Em todas as suas manifestações o secretário municipal de Saúde, André Spadaro, não deixa de alertar sobre a variante Ômicron e o aumento de casos da doença. Insiste em orientar a população para que não deixe de fazer o uso rigoroso e correto de máscara, lavagem frequente das mãos com água e sabão ou álcool em gel, distanciamento seguro entre as pessoas evitando, principalmente, situações de aglomeração e reuniões de grupos familiares e amigos.

A vacinação continua sendo indicada como a melhor medida de saúde pública contra a covid-19. Também se espera que as atuais vacinas reduzam casos graves da doença, hospitalizações e mortes relacionadas à infecção pela variante Ômicron, de forma similar ao ocorrido com outras variantes do SARS-CoV-2 identificadas até o momento.

Spadaro realça que as  pessoas que ainda não receberam a dose de reforço da vacina devem procurar o quanto antes uma Unidade de Saúde e se imunizarem. A ação contemplará todos os cidadãos com 18 anos de idade ou mais, que receberam a 2ª dose em prazo mínimo de 4 meses, definido pela Norma Técnica vigente do Governo do Estado de São Paulo e acordado com o Ministério da Saúde.

As Unidades funcionam de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. Já a Sala de Vacinação Noturna, instalada no Centro de Saúde Escola da Vila dos Lavradores, funciona de segunda a sexta-feira, das 18 às 21h30.


CURTA NOSSO FACEBOOK

PREVISÃO DO TEMPO

© Tribuna de Botucatu todos os direitos reservados.