Botucatu fecha a semana epidemiológica da covid-19 apresentando queda de 22% nos novos casos
05/02/2022
Botucatu fecha a semana epidemiológica da covid-19 apresentando queda de 22% nos novos casos

A vacinação continua sendo indicada como a melhor medida de saúde espera que reduza casos graves da doença, hospitalizações e mortes relacionadas à infecção pela variante Ômicron

 

O apontamento da semana epidemiológica da covid-19, o novo coronavírus, divulgada neste sábado, dia 5, apresenta Botucatu com 2.148 novos casos da doença, média de 306 casos por dia, considerando 7 dias da semana.

Embora os números sejam expressivos, foi verificado uma queda de 22% de novos casos, em relação à semana anterior quando foram computados 3.104 novos casos, ou 443 infectados por dia, sendo este o maior índice da doença até agora.

Em razão do número de pessoas infectadas, o secretário municipal de Saúde, André Spadaro, não deixa de alertar sobre a variante Ômicron. Orienta a população para que não deixe de fazer o uso rigoroso e correto de máscara, lavagem frequente das mãos com água e sabão ou álcool em gel, distanciamento seguro entre as pessoas evitando, principalmente, situações de aglomeração e reuniões de grupos familiares e amigos.

A vacinação continua sendo indicada como a melhor medida de saúde pública contra a covid-19. Também se espera que as atuais vacinas reduzam casos graves da doença, hospitalizações e mortes relacionadas à infecção pela variante Ômicron, de forma similar ao ocorrido com outras variantes do SARS-CoV-2 identificadas até o momento.

Spadaro realça que as  pessoas que ainda não receberam a dose de reforço da vacina devem procurar o quanto antes uma Unidade de Saúde e se imunizarem. A ação contemplará todos os cidadãos com 18 anos de idade ou mais, que receberam a 2ª dose em prazo mínimo de 4 meses, definido pela Norma Técnica vigente do Governo do Estado de São Paulo e acordado com o Ministério da Saúde.

As Unidades funcionam de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. Já a Sala de Vacinação Noturna, instalada no Centro de Saúde Escola da Vila dos Lavradores, funciona de segunda a sexta-feira, das 18 às 21h30.

Também as crianças de 5 a 11 anos podem ser vacinadas contra a doença no Espaço Saúde, localizado na Avenida Santana, 323, Centro. No ato da vacina a criança deve estar acompanhada dos pais ou responsáveis, ou apresentar Termo de Assentimento preenchido e assinado disponível no site da Prefeitura (botucatu.sp.gov.br). Além disso, os pais devem levar o CPF da criança e o RG.


CURTA NOSSO FACEBOOK

PREVISÃO DO TEMPO

© Tribuna de Botucatu todos os direitos reservados.