Secretaria de Saúde de Botucatu suspende o uso de máscara contra a covid em ambientes abertos
10/03/2022
Secretaria de Saúde de Botucatu suspende o uso de máscara contra a covid em ambientes abertos

O uso obrigatório permanece em locais fechados e mesmo em espaços abertos é recomendável em qualquer situação para pessoas com sintomas gripais

 

Na noite desta quarta-feira (9), o secretário municipal de Saúde, André Spadaro, revelou um dado bastante animador com relação à pandemia de covid-19, em Botucatu, apontando uma queda epidemiológica de 89% da transmissão de novos casos da doença desde o último pico. Com isso foi liberado o uso de máscara em ambientes abertos na Cidade.

“A Prefeitura de Botucatu em entendimento com a Comissão de Enfrentamento da Covid-19 em Botucatu resolve suspender a obrigatoriedade do uso de máscaras faciais em locais abertos. Mas o uso obrigatório permanece em locais fechados e mesmo em espaços abertos é recomendável em qualquer situação para pessoas com sintomas gripais”, explica Spadaro.

O secretário realça que “para indivíduos com maior vulnerabilidade, como idosos e pacientes imunussupremidos (com comorbidades) o uso de máscara segue recomendável mesmo em espaços abertos, especialmente em locais de aglomeração como os corredores comerciais”.

Spadaro adianta que a partir de segunda-feira, dia 14, em razão da redução da transmissão e consequente queda pela procura para realização de testes de covid os atendimentos de rotina nas unidades básicas de saúde serão retomados. “As consultas e procedimentos desmarcados nas últimas semanas serão reagendados, gradativamente, conforme critério de prioridades definido pela Secretaria Municipal de Saúde”, coloca.

Para que a flexibilização e retorno das atividades de rotina ocorram com maior nível de segurança possível, Spadaro recomenda que todo cidadão mantenha a situação vacinal contra a covid em dia. Adianta que no sábado (12) será realizado mais uma ampla campanha de vacinação com enfoque na quarta dose para idosos e na segunda dose para crianças entre 5 a 11 anos. “Não deixe de completar o esquema vacinal”, finaliza Spadaro.


CURTA NOSSO FACEBOOK

PREVISÃO DO TEMPO

© Tribuna de Botucatu todos os direitos reservados.