Prefeitura em Nota Oficial se manifesta sobre morte de criança de 4 meses atendida no Pronto Socorro Pediátrico
19/03/2022
Prefeitura em Nota Oficial se manifesta sobre morte de criança de 4 meses atendida no Pronto Socorro Pediátrico

Mãe afirmou que a filha estava com dificuldade respiratória e a médica que a atendeu teria orientado que a levasse para casa e lavasse o nariz da criança com soro; todavia ela veio a entrar em óbito horas depois  

 

Em Nota Oficial, a Prefeitura de Botucatu explica que  já iniciou a investigação para apurar a morte de Helena Oliveira Sales, de 4 meses de idade, ocorrida esta semana, com a abertura de uma sindicância. A mãe da criança aponta que houve negligência do PS e no diagnóstico da enfermidade

A equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) que realizou os primeiros socorros já prestou esclarecimentos iniciais sobre o fato. O Poder Público Municipal aguarda o laudo necroscópico que deverá ser emitido no início da próxima semana para pronunciamento oficial. A Prefeitura reitera que lamenta profundamente o óbito da pequena Helena e se solidariza com os familiares e amigos.

Também em Nota Oficial o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Unesp (HCFM), que administra o PS Pediátrico, apontou que “confia no atendimento prestado e assegura que todas as condutas assistenciais foram cumpridas, de acordo com todos os protocolos. Avaliações preliminares sugerem que a causa da morte não tem relação com a queixa inicial relatada na consulta, nem tampouco com o atendimento prestado no PSI. Todas as informações necessárias estão sendo apuradas”.

 

O caso

Relato de Jucimária Sales, mãe da criança, revelou que havia levado a filha ao hospital com dificuldade respiratória e já havia tido bronquiolite, covid-19 e pneumonia. No atendimento a criança passou por um exame de Raio-X, sendo diagnosticado uma mancha no pulmão, que segundo a médica que a atendeu, seria oriunda de uma pneumonia e não necessitaria de oxigênio.

Também Jucimária afirmou que a médica alegou que naquela ocasião o PS estava cheio, que caso piorasse deveria retornar no dia seguinte. A orientação foi levá-la para casa e lavar o nariz da criança com soro. Entretanto, a criança veio a entrar em óbito horas depois.  No atestado de óbito, a primeira causa morte está como “Causa Indeterminada” e a segunda “Bronquiolite de Repetição”.


CURTA NOSSO FACEBOOK

PREVISÃO DO TEMPO

© Tribuna de Botucatu todos os direitos reservados.