Falta de medicamento obriga o Hospital das Clínicas da Unesp de Botucatu suspender exames de imagem
15/08/2022
Falta de medicamento obriga o Hospital das Clínicas da Unesp de Botucatu suspender exames de imagem

Foto - HC/Unesp

Procedimento médico é realizado em pacientes que necessitam de exames de tomografia computadorizada, angiografias cerebrais e de membros e cateterismo cardíaco

 

Em razão da falta de contraste no mercado, substância química utilizado em exames de imagem fez com que Hospital das Clínicas da Unesp de Botucatu suspendesse, temporariamente, os procedimentos.  

Esses exames contrastados são testes radiológicos que utilizam meios para evidenciar determinadas partes anatômicas, capazes de realçar tecidos que, normalmente, não apareceriam com nitidez em uma imagem radiológica e mostram órgãos e outras partes dos sistemas digestivo, reprodutor e urinário.

O HC que atende pacientes de 68 municípios aponta que analisa a gravidade dos atendimentos já agendados para fracionar o uso do produto, dando prioridade aos exames de alta complexidade. Casos mais leves serão atendidos sem o uso da substância.

Vale destacar que este tipo de procedimento médico é realizado em pacientes que necessitam de exames de tomografia computadorizada, angiografias cerebrais e de membros e cateterismo cardíaco.

Esse contraste é distribuído pelo Ministério da Saúde que publicou uma nota técnica afirmando que a falta de contraste é um problema nacional e internacional. Segundo o ministério, a importação dessa substância está prejudicada porque a China atrasou o envio.

O secretário estadual de Saúde, Jean Gorinchteyn diz que negocia junto aos fornecedores uma solução para estabelecer uma cronologia de reposição do material para que os exames voltem a ser realizados.


CURTA NOSSO FACEBOOK

PREVISÃO DO TEMPO

© Tribuna de Botucatu todos os direitos reservados.