PT de Botucatu aponta que quer voltar ao protagonismo nas eleições deste ano
25/01/2020
PT de Botucatu aponta que quer voltar ao protagonismo nas eleições deste ano

Fotos: Valéria Cuter

 

Sem citar nomes de possíveis candidatos, a presidente revela que a ideia é lançar candidatura própria a prefeito, mas não descarta dialogar com outras legendas de oposição e criar uma frente oposicionista

 

A presidente do diretório do Partido dos Trabalhadores (PT) em Botucatu, Janete dos Santos Cantolli, aponta que a maior prioridade deste ano é trabalhar no sentido de montar uma chapa completa de candi­datos, especialmente mulheres, nas eleições municipais, visando colocar a legenda como uma das protagonistas no cenário político da cidade.

Sem citar nomes de possíveis candidatos, ela revela que a ideia é lançar candidatura própria a prefeito, mas não descarta dialogar com outras legendas de oposição e criar uma frente oposicionista, que possa construir caminhos para o desenvolvi­mento. O nome será discutido, oportunamente, numa decisão coletiva pelos filiados.

“O PT sempre foi um partido do diálogo que prioriza o social e este ano não será diferente. Temos nomes em condições de encabeçar uma chapa para prefeito, mas estamos sempre dispostos a conversar sobre o que é possível fazer para melhorar a qualidade de vida da população, como criar alternativas para entretenimento e lazer da nossa juventude e debater  a tarifa do  transporte coletivo urbano que uma das mais caras do país, só para citar dois exemplos”, disse a presidente.

Ela aponta que o PT de Botucatu tem projeto de desenvolvi­mento voltado às políticas sociais e educacional, habitacional, segurança pública, esporte e lazer, entre outras áreas. “É isso que queremos debater com a sociedade, discutir programa de governo com partidos políticos, movimentos sociais, profissionais liberais, professores, intelectuais, trabalhadores, entre outros setores. Por isso, a união de forças da oposição em torno de um projeto político de consenso é muito importante para as eleições desse ano. É isso que estamos buscando”, disse Janete.

Para Carlos Ramos, o Carlão, secretário de Comunicação do partido, o PT sofreu um ataque feroz com o impeachment da presidente Dilma Rousseff e a prisão da sua maior liderança, o ex-presidente Lula, entre outros expoentes do partido, mas se manteve, nacio­nalmente como o partido com os maiores percentuais de preferência do eleitorado. Seu número de filiados, segundo Carlão, em números absolutos, é o maior do Brasil e o segundo do mundo com 2.5 milhões de pessoas, só perdendo para o Partido Comunista da China. Em Botucatu são 317.

“Mesmo com tudo isso que passou o PT sobreviveu e vem se fortalecendo a nível nacional, se reestruturando, se reinventando. Tem a maior bancada da Câmara dos Deputados, contando com senadores, governadores, prefeitos e vereadores e disputou o segundo turno das eleições presidenciais em condições desfavoráveis. Por fatos que aconteceram, hoje em Botucatu não temos representantes na Câmara Municipal, mas queremos mudar essa situação”, coloca o petista.

Lembra que em 1982 com o partido recém-fundado, foi eleita a professora Mara Correa vereadora. “Desde então, sempre tivemos representatividade disputando todas as eleições para prefeito e fomos vitoriosos em duas delas, governando Botucatu por oito anos (2000 a 2008), com aprovação maciça da população”, pontua Carlão. “Não há como negar a importância do PT no cenário político de Botucatu. Temos um legado, mas sabemos que ainda temos muito a oferecer”, complementou.


CURTA NOSSO FACEBOOK

PREVISÃO DO TEMPO

© Tribuna de Botucatu todos os direitos reservados.