Conselho de Ética do Cidadania instaura procedimento apuratório contra o deputado Fernando Cury
23/12/2020
Conselho de Ética do Cidadania instaura procedimento apuratório contra o deputado Fernando Cury

                            Acusado Fernando Cury                                                                      Acusadora Isa Penna

 

Mariete de Paiva Souza foi eleita relatora da representação assinada por Roberto Freire e Arnaldo Jardim, respectivamente presidentes do partido e do diretório estadual paulista

 

Matéria publicada no Portal UOL  aponta que a reunião do Conselho de Ética do Cidadania instaurou na noite de terça-feira (22) procedimento apuratório contra o deputado estadual Fernando Cury, de Botucatu, acusado de assediar a deputada Isa Penna dentro da Alesp (Assembleia Legislativa de São Paulo), na quinta-feira passada (17).

Mariete de Paiva Souza foi eleita relatora da representação assinada por Roberto Freire e Arnaldo Jardim, respectivamente presidentes do partido e do diretório estadual paulista. O colegiado do Cidadania é formado por nove titulares e três suplentes, sendo Mariete a única mulher.

“Ele terá prazo de até oito dias úteis para apresentar a defesa, a serem contados a partir do recebimento da notificação, que será enviada tanto para o endereço físico quanto para os endereços eletrônicos de Cury", diz o Cidadania em nota. Cury terá até o dia 4 de janeiro para se defender. O relatório final deve ser apresentado até dia 10.

"A Comissão de Ética terá, então, 15 dias úteis para analisar o relatório, que será, posteriormente, submetido ao Diretório Nacional, já que o caso foi considerado, conforme o presidente do colegiado, Alisson Micoski, tema de relevância nacional. A próxima reunião remota está prevista para o dia 4 de janeiro, prazo final para Cury apresentar a defesa", acrescenta o partido.

Roberto Freire afirmou que agora é com o Conselho de Ética. “Eu não quero nem saber o que estão fazendo porque, no final, sou eu quem vai julgar e aplicar a punição que lhe couber, sendo a mais dura a expulsão."  A Comissão de Ética da Alesp também atingiu o quórum necessário para investigar o deputado Cury. A previsão é de que a apuração na Casa tenha início dia 7 de janeiro.

 

Gestor de crise de imagem

Cury afirmou, num primeiro momento, via assessoria que os esclarecimentos necessários poderiam ser encontrados na nota e no pronunciamento dele na Alesp. Desde a acusação, o deputado decidiu não se manifestar diretamente para a imprensa. Em nota, Cury escreveu não ter sido informado oficialmente pelo partido da decisão de afastamento de suas funções diretivas no Cidadania.

"Também ressalto que não houve qualquer notificação de procedimento interno do Conselho de Ética, e por isso, tão logo seja formalmente comunicado, irei apresentar a versão dos fatos, exercendo assim meu direito de defesa", disse.

 

Vídeo gravou cena da polêmica

Um vídeo público da sessão mostra o momento do assédio. As imagens mostram que a deputada conversava com o presidente Cauê Macris (PSDB), apoiada no balcão do plenário, quando Cury se aproximou por trás dela. Em seguida, ele colocou e manteve as mãos na lateral da deputada, na altura dos seios.

"Eu estava de costas, só senti a mão dele escorregar na minha lateral. No momento em que eu senti, virei e falei para ele: 'Quem você acha que você é? Você está louco? Passar a mão em mim assim?' E empurrei, tirei a mão dele", relatou Penna. A deputada disse ainda que um grupo de deputados estava bebendo antes do início da sessão e que Cury "estava com muito bafo de uísque".

Ela reafirmou que sentiu o hálito de álcool do deputado, mas reforçou que não atribui o ato do deputado à bebida. "Não acho que seja relevante, a quantidade de embriaguez. Não quero jamais partir para esse tipo de moralismo hipócrita, porque quem faz isso, faz pior sóbrio."

 

Alex de Madureira

Um novo vídeo obtido pelo UOL mostra que o deputado estadual Fernando Cury teve a companhia do deputado Alex de Madureira (PSD) antes, durante e depois do assédio cometido contra a deputada Isa Penna. Madureira é vice-presidente do Conselho de Ética da Alesp, que deve julgar o caso a partir de 7 de janeiro.

 

Fonte - UOL

Fotos - Divulgação


CURTA NOSSO FACEBOOK

PREVISÃO DO TEMPO

© Tribuna de Botucatu todos os direitos reservados.