Mulher do deputado Fernando Cury desabafa em sua página de Facebook sobre suspensão de mandato
03/04/2021
Mulher do deputado Fernando Cury desabafa em sua página de Facebook sobre suspensão de mandato

     Suspensão inédita na Alesp teve 86 votos a favor e nenhum contra; nenhuma abstenção e nenhum voto em branco

Em um dos trechos, ela aponta que “as fêmeas quando convém se 'cegam' e se unem para levantar bandeiras e quem sofre assédio fica indignada, não escancara [a situação] e vira estrela”

 

O Portal UOL publicou um desabafo feito nas redes sociais feito pela esposa do deputado Fernando Cury (Cidadania), Renata Meneguella Cury, que saiu em defesa do marido um dia após a Alesp (Assembleia Legislativa de São Paulo), em decisão por unanimidade, ter ampliado a pena de afastamento do parlamentar de três para seis meses, por ter importunado sexualmente a colega Isa Penna (PSOL).

O Portal realça que a deputada foi apalpada por Cury no plenário, em dezembro, e registrou um boletim de ocorrência  (BO) contra ele por assédio sexual e o denunciou ao Conselho de Ética da Casa por quebra de decoro. É a primeira vez que uma casa legislativa no país dá uma punição para um caso de assédio contra uma mulher.

Com a decisão, assume o cargo o suplente de Cury, padre Afonso Lobato (PV), que poderá exonerar os servidores do gabinete do colega. Cury ficará sem salário durante o período e seu gabinete, sem verba.

Em sua página no Facebook, Renata Cury disse ser "Fernando até o fim", que tem orgulho do marido e que está "aliviada com a suspensão e muito grata a Deus por tirá-lo desse meio por 180 dias" e deixá-lo em casa com a família. "Aos que queriam me ouvir e que esperavam condenação e julgamento, infelizmente pra vocês aqui tem Mulher de verdade!".

Em seu post, a profissional do mercado financeiro criticou mulheres que denunciam assédio e disse não mais se considerar feminista. "As fêmeas quando convém se 'cegam' e se unem para levantar bandeiras", disse. "Trabalhei 15 anos numa instituição e vi tanto, aliás, acho que sofri [assédio], mas, me lembrei de situações que resolvi tão simplesmente. Quem sofre assédio fica indignada, não escancara [a situação] e vira estrela. Lembrei também quantas vezes na vida um homem errou e se desculpou comigo e quantas vezes respondi 'o que é isso, não foi nada!'.

Realça o Portal que Renata também fez as mesmas insinuações que deputados colegas de seu marido fizeram sobre Isa (Penna), dizendo que a parlamentar teria um comportamento inadequado por, entre outras coisas, aparecer dançando funk em suas redes sociais.

"Feminismo pra mim é saber se posicionar e resolver. Aliás, ter postura sempre! Isso pra mim é ser mulher. Esse 'feminismo' que quando convém vira vítima é vergonhoso. Quando acha que deve 'rebolar até o chão'...Podre! Feminista que não aceita desculpa, mete a faca na garganta e grita por sangue! Isso pra mim é ridículo!"

 

A votação

A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) aprovou por unanimidade no primeiro dia do mês de abril, uma resolução que determina a perda temporária do mandato do deputado Fernando Cury (Cidadania) por 180 dias no processo em que a deputada Isa Penna (PSOL) o acusou de importunação sexual.

Foram 86 votos a favor e nenhum contra; nenhuma abstenção e nenhum voto em branco. A suspensão é inédita na Casa Legislativa paulista e ocorreu após consenso no Colégio de Líderes.

Em dezembro de 2020, uma câmera de segurança da Alesp flagrou quando o deputado passou a mão no seio direito da colega no plenário, em um abraço por trás, durante a votação do orçamento do estado para 2021.

A punição de seis meses implica a paralisação do mandato e do gabinete de Cury, com a consequente posse do suplente, que poderá formar sua própria equipe. Quem assume é o ex-deputado Padre Afonso (PV), que integrava a coligação que elegeu o deputado em 2018.

 

O Post


CURTA NOSSO FACEBOOK

PREVISÃO DO TEMPO

© Tribuna de Botucatu todos os direitos reservados.