Com entrada do 5G no país, Botucatu entra na corrida para implantação do serviço na cidade
10/11/2021
Com entrada do 5G no país, Botucatu entra na corrida para implantação do serviço na cidade

Foto - Divulgação

Requerimento apresentado em sessão na Câmara solicita a elaboração de legislação própria para colocar em prática a instalação da tecnologia no Município

 

Na última segunda-feira, 8, o vereador Lelo Pagani (PSDB) apresentou, em sessão na Câmara Municipal de Botucatu, um requerimento direcionado ao prefeito, Mário Pardini solicitando a elaboração de legislação municipal para a instalação da tecnologia 5G na cidade. O pedido vem para nortear a implementação do serviço em Botucatu, bem como para adequar o município à Lei Geral das Antenas, que garante suporte às empresas de telecomunicação, garantindo assim, mais eficiência na implantação de infraestruturas.


O leilão da internet de quinta geração foi realizado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) nos últimos dias 4 e 5 de novembro. Segundo o Governo Federal, a implementação da tecnologia seguirá um cronograma, que tem previsão de ser concluído em 2028.

“Esse serviço trará inúmeros benefícios para diferentes setores, como, a área da telemedicina, para a educação, agricultura, transporte e, consequentemente, para a economia de Botucatu”, destaca o vereador. O parlamentar defende também que, para maior celeridade no processo, os municípios devem estar alinhados com a legislação e atentos às demandas da área. “Com esse regulamento definido, vamos conseguir concluir cada etapa com mais segurança e direcionamento, prestando, inclusive, suporte para as empresas de telecomunicação”, complementa Lelo. 

Para efeitos de comparação, a internet 5G pode atingir velocidade de navegação e download cerca de 20 vezes mais rápida do que a tecnologia anterior, o 4G.

 

Acesso e cobertura

Outro ponto destacado no edital do 5G foi o de melhoria na oferta de conectividade nos municípios. Entre os compromissos das empresas vencedoras do leilão, estão o investimento e a disponibilização de internet 4G em localidades desassistidas.          

De acordo com um levantamento divulgado pela Anatel no ano passado, mais de 20 milhões de brasileiros ainda utilizam a tecnologia de terceira geração, que começou a dar lugar ao 4G em 2013.

A tecnologia 3G, não permite, por exemplo, a realização de chamadas de vídeo com qualidade e acessar os conteúdos de streaming. Em relação ao 4G, a Anatel aponta que mais de 200 municípios no país ainda carecem de cobertura.

Da Assesssoria


CURTA NOSSO FACEBOOK

PREVISÃO DO TEMPO

© Tribuna de Botucatu todos os direitos reservados.