Audiência pública agendada na Câmara Municipal reflete sobre o racismo estrutural
17/11/2021
Audiência pública agendada na Câmara Municipal reflete sobre o racismo estrutural

Foto - Divulgação

Além de vereadores, devem estar presentes representantes de conselhos municipais, entidades e movimentos sociais relacionados à causa do combate ao racismo e da valorização da diversidade e da cultura afrodescendente

 

A partir das 19h do próximo dia 23 de novembro, a Câmara de Botucatu realiza audiência pública com o tema “reflexões sobre o racismo estrutural”. O evento é alusivo ao Dia da Consciência Negra, comemorado todo 20 de novembro.

Além de vereadores, devem estar presentes representantes de conselhos municipais, entidades e movimentos sociais relacionados à causa do combate ao racismo e da valorização da diversidade e da cultura afrodescendente.

A audiência é aberta ao público (com limitação na capacidade de ocupação respeitando distância mínima): quem estiver presente pode se manifestar com dúvidas, questionamentos e colocações. Também será possível enviar perguntas relativas ao tema pelo WhatsApp (14) 99610-1981.

Outra opção é a pessoa interessada acompanhar a sessão  ao vivo pelo site, Facebook e TV Câmara Botucatu (canal 31.3 da rede aberta e 2 da Claro NET TV).

 

Racismo estrutural

Racismo estrutural é a formalização de um conjunto de práticas institucionais, históricas, culturais e interpessoais dentro de uma sociedade que frequentemente coloca um grupo social ou étnico em uma posição melhor para ter sucesso e ao mesmo tempo prejudica outros grupos de modo consistente e constante causando disparidades que se desenvolvem entre os grupos ao longo de um período de tempo.

O racismo social também foi chamado de racismo estrutural porque a sociedade é estruturada de maneira a excluir um número substancial de minorias da participação em instituições sociais. Por muito tempo imperceptível, essa forma de racismo tende a ser de tamanha dificuldade de percepção tendo em vista um conjunto de práticas, hábitos, situações e falas enraizadas em nossa cultura, promovendo direta ou indiretamente, a segregação e preconceito racial.


CURTA NOSSO FACEBOOK

PREVISÃO DO TEMPO

© Tribuna de Botucatu todos os direitos reservados.