Grupos de Botucatu que representam a causa feminina se manifestam contra estupro na Câmara Municipal
26/04/2022
Grupos de Botucatu que representam a causa feminina se manifestam contra estupro na Câmara Municipal

A movimentação foi realizada em razão da denúncia de estupro de vulnerável, ocorrida em um dos banheiros da Praça Comendador Emílio Peduti – Bosque, tendo como vítima uma adolescente de 15 anos de idade

 

Na Sessão Ordinária de segunda-feira (21) a Câmara Municipal de Botucatu recebeu grupos que defendem a causa feminina, como a União das Mulheres na Política de Botucatu, Conselho Municipal de Políticas para as Mulheres e Movimento das Promotoras Legais Populares de Botucatu.

A movimentação foi realizada em razão da denúncia de estupro de vulnerável, ocorrida na semana passada em um dos banheiros da Praça Comendador Emílio Peduti – Bosque, tendo como vítima uma adolescente de 15 anos de idade. O caso causou grande repercussão nas  redes sociais e continua sob investigação policial para identificar o criminoso.

Os vereadores se manifestaram em seus pronunciamentos, grupos organizados enviaram documentos ao Legislativo e populares ocuparam as galerias do plenário em um protesto com cartazes contra a violência. 

Os documentos registram preocupação em relação à violência contra a mulher e vulnerável e repudiam a falta de segurança e de infraestrutura na Praça do Bosque, local apontado em denúncia registrada em boletim de ocorrência (BO) como palco da violência contra a adolescente.

O presidente da Casa, vereador Rodrigo Rodrigues – Palhinha (União), se dirigiu a representantes das entidades e ao público que acompanhava a sessão para informar que, além de encaminhadas a todos os vereadores, as correspondências também serão enviadas à Comissão Permanente de Direitos Humanos da Casa, para análise, discussão e os encaminhamentos necessários que resultem na construção coletiva de políticas públicas sobre o tema.

Embasado na mesma denúncia de estupro, requerimento da vereadora Rose Ielo (PDT) solicitando providências para melhorias e aumento da segurança na Praça do Bosque foi aprovado por unanimidade e gerou várias manifestações de apoio dos parlamentares. O tema ainda foi trazido na fala de vereadores e em cartazes que o público, em silêncio, expôs durante a sessão.


CURTA NOSSO FACEBOOK

PREVISÃO DO TEMPO

© Tribuna de Botucatu todos os direitos reservados.