Programa Bolsa Atleta e convênio para pavimentação de vicinal são aprovados em votação no Legislativo
26/04/2022
Programa Bolsa Atleta e convênio para pavimentação de vicinal são aprovados em votação no Legislativo

Programa Bolsa Atleta é para jovens com marcas registradas no esporte, mas precisam de subsídio para, por exemplo, custear transporte ou alimentação e suplementação para conseguir o rendimento necessário

 

Debates, manifestação popular e tripla aprovação unânime marcaram os trabalhos legislativos na noite desta segunda-feira, 25/04, na Câmara Municipal de Botucatu. Tanto no Pequeno quanto no Grande Expediente ganhou destaque a denúncia de estupro de vulnerável na praça Comendador Emílio Peduti – Bosque contra uma adolescente. Populares ocuparam as galerias do plenário em um protesto com cartazes contra a violência. 

Na Ordem do Dia da Sessão Ordinária foram aprovados os dois projetos de autoria do prefeito que dizem respeito ao Programa Bolsa Atleta: um adequa as leis orçamentárias vigentes para garantir suporte de R$ 120 mil ao programa (Projeto de Lei Complementar nº 03/2022) e o outro dispõe sobre sua criação e seu funcionamento no município (Projeto de Lei nº 14/2022, com mensagem).

Já na (sessão) Extraordinária, os vereadores autorizaram o Executivo a celebrar convênio com o Departamento de Estradas de Rodagem para realização de obras e serviços de melhoramento e pavimentação na estrada vicinal Avenida Odilon Cassetari, que liga a Gastão Dal Farra à Cachoeira Véu da Noiva (Projeto de Lei nº 20/2022, de iniciativa do prefeito). 

O Pequeno Expediente teve ainda um minuto de silêncio em respeito a três votos de pesar, encaminhamento de 3 indicações e aprovação de 20 requerimentos e de 1 moção. Ainda usaram o tempo regimental de cinco minutos para comentar as matérias apresentadas os vereadores Sargento Laudo Gomes (PSDB), Lelo Pagani (PSDB) e Rose Ielo (PDT).

No Grande Expediente, passaram pela tribuna para discursar sobre temas livres os vereadores: Silvio dos Santos (Republicanos), Abelardo da Costa Neto (Republicanos), Alessandra Lucchesi de Oliveira (PSDB), Antonio Vaz de Almeida - Cula (PSDB), Cláudia Gabriel (União), Marcelo Sleiman (União), Erika Liau da Liga do Bem (Republicanos), Sargento Laudo e Palhinha.

Após a apreciação e breve explanação do vereador Sargento Laudo, os dois projetos da Ordem do Dia da Sessão Ordinária foram aprovados por unanimidade. Como principal mobilizador da pauta, ele falou sobre a importância do Programa Bolsa Atleta para “jovens que já têm suas marcas registradas no esporte, mas precisam de subsídio para, por exemplo, custear transporte ou alimentação e suplementação para conseguir o rendimento necessário”.

Segundo o parlamentar, o projeto é uma construção de bastante tempo e pode ser considerado um pontapé inicial: “foi construído pelo secretário, por técnicos da Secretaria de Esportes e por comissões desta Casa que discutiram item por item do que foi proposto pelo Executivo e sugeriu ajustes que foram acatados e voltaram para serem votados como mensagem. Tem travas, mas vamos começar com este aqui e trabalhar para melhorar no futuro”, concluiu.

O plenário também aprovou o projeto que estava em pauta na Extraordinária. Segundo o vereador Lelo Pagani, “um projeto simples, que autoriza um convênio entre a Prefeitura e o DER, mas que vai garantir uma obra importantíssima para toda região Sul”. Com a aprovação, os pouco mais de 4 km da vicinal serão asfaltados e ganharão infraestrutura e melhorias. “Uma obra que vai custar quase 15 milhões de reais, totalmente arcados pelo governo do estado, a custo zero para os cofres do município”, destacou Pagani.


CURTA NOSSO FACEBOOK

PREVISÃO DO TEMPO

© Tribuna de Botucatu todos os direitos reservados.