Câmara de Botucatu vota projeto que visa ajudar mulheres sob risco de violência em bares e restaurantes
08/07/2022
Câmara de Botucatu vota projeto que visa ajudar mulheres sob risco de violência em bares e restaurantes

Projetos é de iniciativa da vereadora Erika Liau como instrumento de auxílio para mulheres em situação de violência

 

Estabelecimentos deverão fixar cartazes em locais reservados informando a disponibilidade do “Drink La Penha”, para que as vítimas possam pedir ajuda

 

A partir das 19h da próxima segunda-feira, 11/07, os vereadores de Botucatu estarão reunidos para mais uma Sessão Ordinária. Além das solicitações  e homenagens do Pequeno Expediente e pronunciamentos do Grande Expediente, os trabalhos legislativos ainda contam com três projetos para apreciação e deliberação na fase da Ordem do Dia.

Entre os projetos está o de iniciativa da vereadora Erika Liau da Liga do Bem, que dispõe sobre a fixação de cartazes informando a disponibilidade do “Drink La Penha” em eventos abertos ou fechados, públicos ou privados na cidade de Botucatu, como instrumento de auxílio para mulheres em situação de violência.

Essa propositura busca ajudar mulheres sob risco de violência em bares e restaurantes, com a fixação de cartazes em lugares reservados informando a possibilidade das vítimas pedirem ajuda.  Os avisos dizem que as mulheres podem se dirigir a funcionários dos estabelecimentos pedindo pelo "Drink La Penha", como um código para alertar sobre a situação.

Lanchonetes, bares, casas noturnas, restaurantes e estabelecimentos congêneres, deverão fixar cartazes informando a disponibilidade do "Drink La Penha", com os seguintes dizeres:

“EI, MULHER! Você está em um encontro que não está indo bem? A pessoa não é quem disse ser? Você não está se sentindo segura? Estamos aqui pra te ajudar! Vá até o bar e peça o “Drink La Penha”. O gerente irá chamar alguém para te acompanhar até o seu carro, Uber, táxi ou até chamar a polícia, se necessário. Não se cale! Não tenha medo! Você não está sozinha!”.

O nome do drink faz referência à Lei Maria da Penha, sancionada em 7 de agosto de 2006, contra as violações aos direitos humanos das mulheres. A cearense Maria da Penha Maia Fernandes foi vítima de dupla tentativa de feminicídio pelo marido, pai de suas duas filhas, e ficou paraplégica após receber um tiro na coluna.

 

Outros projetos a serem apreciados

Projeto de Lei nº 47/2022, de iniciativa do Prefeito, que dispõe sobre doação de terreno no Distrito Industrial III de Botucatu à empresa Martin, Rodrigues e Almeida Ltda. ME. Discussão e votação únicas/quórum: 2/3

Projeto de Lei nº 41/2022, de iniciativa da Mesa Diretora, que dispõe sobre plano de assistência à saúde aos servidores ativos da Câmara Municipal. Discussão e votação únicas/quórum: maioria simples. Pedido de Vista solicitado pelo vereador Abelardo da Costa Neto, na sessão passada…

 A pessoa interessada pode acompanhar os trabalhos ao vivo pela TV Câmara Botucatu (canais 31.3 d rede aberta e 2 da Claro Net TV), pelo site ou pelo facebook da Câmara. 


CURTA NOSSO FACEBOOK

PREVISÃO DO TEMPO

© Tribuna de Botucatu todos os direitos reservados.