Cartório Eleitoral fará cadastramento biométrico de adolescentes a partir de 15 anos
07/01/2020
Cartório Eleitoral fará cadastramento biométrico de adolescentes a partir de 15 anos

Fotos: Valéria Cuter

 

Até dia 6 de maio adolescentes com 15 anos de idade e que irão completar 16 anos (idade mínima permitida para votar) até dia 4 de outubro, já podem se cadastrar

 

De acordo com o chefe do Cartório Eleitoral, Igor Ignacio, a Cidade Botucatu conta, atualmente, com 100.471 pessoas aptas para votar, ou seja, que fizeram a biometria e foram cadastrados. Entretanto, esse número tende a crescer nos próximos meses.

Além disso, o processo de biometria iniciado em 2018 cancelou 17.386 títulos de pessoas que moram em outras cidades, mas mantiveram domicílio eleitoral em Botucatu. Outros 1.503 títulos de pessoas que estão com condenações judiciais, foram suspensos. Com isso o Cartório Eleitoral, através da biometria atendeu 118.360 eleitores, somente em Botucatu, que tem 45 áreas de votação e 320 secções eleitorais.

O resultado também atendeu as outras duas cidades da Comarca. Em Itatinga 13.420 eleitores foram cadastrados e estão aptos ao voto (mais 2.435 títulos foram cancelados e 240 suspensos) e Pardinho com 5.427 eleitores aptos ao voto (mais 800 títulos cancelados e 65 suspensos).

Igor Ignacio aponta que Botucatu teve um aproveitamento considerado muito satisfatório nesse processo de biometria. “Um ponto importante para chegarmos a esses números foi a biometria itinerante que cadastrou eleitores em estabelecimentos públicos como Prefeitura e escolas, e privados como supermercados, Unesp, empresas, entre outras”, enumera o chefe do Cartório Eleitoral.

O próximo passo previsto para este primeiro semestre é cadastrar até dia 6 de maio, adolescentes com 15 anos de idade e que que irão completar 16 anos (idade mínima permitida para votar) até dia 4 de outubro, ou seja, horas antes do início das eleições. “Mas é bom frisar que o cadastramento só poderá ser feito até maio”, aponta Inácio.

Outro fator que também poderá aumentar o número de eleitores é o fato de não ser mais necessário agendar o cadastramento. A projeção é que o númereo de eleitores de Botucatu chegue próximo de 105 mil.  “Quem ainda não se cadastrou pode procurar nossas atendentes no prédio do Cartório Eleitoral, sem marcar hora. O não cadastramento, além de impedir que a pessoa exerça o direito de voto, também bloqueia o CPF”, alerta.

“Então nossa orientação é para que quem não fez a biometria, procure o Cartório Eleitoral de Botucatu (Rua Monsenhor Ferrari, 466 – Centro). Em Itatinga o cadastramento pode ser feito na Casa do Cidadão e em Pardinho na Câmara Municipal”, conclui.


CURTA NOSSO FACEBOOK

PREVISÃO DO TEMPO

© Tribuna de Botucatu todos os direitos reservados.