Parlamentar propõe criar programa com o objetivo de diminuir tempo de espera por aparelhos auditivos
19/07/2023
Parlamentar propõe criar programa com o objetivo de diminuir tempo de espera por aparelhos auditivos

Foto - Divulgação

Em justificativa, o vereador pontuou sobre pessoas de todas as idades que estão na fila de espera, que precisam desse atendimento e acompanhamento

 

 “Quem possui um familiar com problema auditivo sabe o quanto essa pessoa vai ficando isolada e deixa de participar da dinâmica da convivência em família. Essas pessoas precisam ouvir seus filhos, seus netos, ouvir o mundo. Esse é um assunto muito importante e que eu quero muito ajudar a encontrar uma solução”. Essa fala foi do vereador Lelo Pagani (PSDB) durante a última sessão da Câmara, realizada no dia 17/07, antes do recesso parlamentar. Após ser procurado por moradores que estão aguardando há tempos por aparelho auditivo, o vereador propôs, por meio de requerimento, a criação do Programa Municipal de Saúde Auditiva, com o objetivo de dar mais celeridade na entrega desses equipamentos.

Segundo Pagani, os aparelhos são enviados ao Departamento Regional de Saúde (DRS) que, por sua vez, encaminha ao Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB). Porém, existe todo um procedimento prévio até os usuários receberem de fato os aparelhos, como triagem e consultas especializadas, que seria o “grande nó” da questão.

“Eu fiz uma reunião com as profissionais responsáveis por esse setor no HC e identificamos que o que falta para dar vazão a essa fila são mais fonoaudiólogos especializados em fazer o acompanhamento com os pacientes que necessitam de aparelho auditivo. Existe uma lista de espera para atendimento no HC de 400 pessoas, sendo que, desse total, 200 casos são de Botucatu. Não podemos esquecer que o Hospital atende 68 cidades da região. Então, estamos nos articulando para criar esse Programa Municipal de Saúde Auditiva, pensando em uma forma de somar esforços para esse processo todo ser mais dinâmico e otimizado”, disse o vereador Lelo Pagani.

“Antes da entrega o aparelho precisa ser formatado, configurado, tem o tempo de manutenção, adaptação, ou seja, é um tratamento mais demorado, de alguns meses. Foi nessa reunião com a equipe do HC que surgiu a ideia de firmar essa parceria com o município e criar o Programa. Isso com certeza trará mais agilidade”, completou o parlamentar.

Durante a justificativa do pedido, o vereador pontuou também sobre os grupos que precisam desse atendimento e acompanhamento. “Não estamos falando somente da população idosa. Temos pessoas de todas as idades nessa fila de espera, desde crianças, a jovens, adultos e idosos também. Têm crianças, por exemplo, que estão com mau desempenho escolar e quando encaminhadas para uma triagem, são diagnosticadas com problema de audição, visão, etc. Então, este Programa atenderia todas as pessoas com essa necessidade de tratamento”, disse.

Pagani afirmou que a Comissão de Saúde da Câmara, formada por ele, pela vereadora Alessandra Lucchesi (PSDB) e pelo vereador Silvio dos Santos (Republicanos) irá se reunir com a Secretaria Municipal de Saúde de Botucatu e com o setor responsável por esses atendimentos no HCFMB, para alinhamento da proposta e as possíveis soluções.

O ofício, que recebeu o apoio dos demais parlamentares da casa, foi direcionado ao prefeito de Botucatu, Mário Pardini e ao secretário municipal de Saúde de Botucatu, Marcello Lanezza Felício.


CURTA NOSSO FACEBOOK

PREVISÃO DO TEMPO

© Tribuna de Botucatu todos os direitos reservados.