Justiça de São Paulo inicia o julgamento do ex-deputado Fernando Cury acusado de importunação sexual
26/07/2023
Justiça de São Paulo inicia o julgamento do ex-deputado Fernando Cury acusado de importunação sexual

Foto: Divulgação

Em razão da repercussão negativa do caso, Cury, não conseguiu se reeleger para um terceiro mandato em 2022 e em Botucatu, seu principal reduto político, obteve uma votação muito abaixo do esperado

 

Foi realizada na tarde desta quarta-feira (26) pela Justiça de São Paulo a audiência de instrução, o debate e o julgamento do ex-deputado estadual Fernando Cury, que nos autos do processo foi denunciado pelo Ministério Público por importunação sexual contra a deputada Isa Penna.  Por decisão da juíza Danielle Galhano Pereira da Silva, da 18ª Vara Criminal do Foro Central da Barra Funda, a audiência aconteceu por videoconferência.

As ex-deputadas Isa Penna (vítima) e Erica Malunguinho (testemunha da acusação), foram ouvidas. A continuação da audiência acontecerá em 10 de agosto, também por videoconferência. A expectativa é ouvir outras 10 testemunhas e realizar o interrogatório do ex-deputado acusado. Entre as testemunhas que serão ouvidas em agosto estão os deputados Alex de Madureira (PL), Carlão Pignatari (PSDB), além do ex-deputado Cauê Macris (PSDB).

 

Relembrando o caso

Em dezembro de 2020, uma câmera de segurança da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) flagrou o momento em que Cury passou a mão no seio da colega no plenário, em um abraço por trás, durante a votação do orçamento do estado para 2021.

Cury foi suspenso do mandato por 180 dias pelo Conselho de Ética da Alesp e expulso do partido Cidadania. O Tribunal de Justiça recebeu a denúncia do Ministério Público contra Cury em dezembro de 2021.

À época, a defesa de Fernando Cury alegou que ele "não teve a intenção de desrespeitar a colega do PSOL ou assediá-la" no que chamou de "leve e rápido abraço", mas a até então deputada o acusou ao Conselho de Ética da Casa Legislativa e defendeu a cassação do mandato dele.

A punição de seis meses implicou a paralisação do mandato e do gabinete de Cury, com a consequente posse do suplente, Padre Afonso (PV), que integrava a coligação que o elegeu e que pôde formar sua própria equipe.

 

Queda na votação

Em razão da grande repercussão do caso, Cury, não conseguiu se reeleger para um terceiro mandato e em Botucatu, deu principal reduto político, obteve uma votação muito abaixo do esperado para sua recondução ao cargo.

O desempenho eleitoral de Fernando Cury mostra a queda em seu eleitorado. Em 2014 foi eleito com 85.925 votos. Em 2018 foi reeleito conseguindo aumentar seu cacife votação para 99.815. Já em 2022, os eleitores lhe deram 35.493 votos, sendo que mais de 60% foram conseguidos em outras cidades.


CURTA NOSSO FACEBOOK

PREVISÃO DO TEMPO

© Tribuna de Botucatu todos os direitos reservados.