Vereadoras da Câmara de Botucatu promovem evento sobre participação política feminina
06/09/2023
Vereadoras da Câmara de Botucatu promovem evento sobre participação política feminina

Encontro levantou questionamentos e reflexões sobre qual a posição da mulher nos espaços de poder e tomada de decisão

 

A Câmara Municipal de Botucatu, por iniciativa das vereadoras da Casa, promoveu uma palestra que teve como tema a participação política feminina, levantando questionamentos e reflexões sobre qual a posição da mulher nos espaços de poder e tomada de decisão.

Enquanto o presidente da Câmara, Antonio Vaz de Almeida - Cula (PSDB), fez a abertura do evento, o restante da noite foi comandada pelas três vereadoras que hoje têm mandados no legislativo botucatuense: Alessandra Lucchesi (PSDB), Erika Liau da Liga do Bem (Republicanos) e Rose Ielo (PDT). 

A vereadora Alessandra Lucchesi iniciou falando sobre o papel da mulher não só na política, mas na sociedade como um todo, refletindo nos avanços da participação feminina. “Tantas mulheres fortes lutaram e, agora, o presente é o momento de escolha e de ação por ampliar a participação política das mulheres, começando pelos espaços no nível municipal”, diz.

Em seguida, a vereadora Rose Ielo relembrou que faz apenas 91 anos que as mulheres conquistaram o direito de votar e puderam ter voz no debate político, resgatando ainda outros documentos históricos que marcaram a luta feminina.  “É importante reverenciar as mulheres que atuaram para que hoje nós pudéssemos estar aqui”, fazendo coro a um vídeo produzido para a palestra que prestou homenagem às oito mulheres eleitas vereadoras em Botucatu em 164 anos de história do parlamento municipal.

Já a vereadora Erika da Liga do Bem complementou com as intenções do evento: resgatar a luta pela participação política feminina para que, daqui para frente, ela não diminua e continue avançando. “Que nós possamos nos abraçar mais e andar juntas, uma ajudando a outra para levar a outras mulheres esta oportunidade. E, dessa forma, criar mais coisas para beneficiar mais mulheres”.

 

Palestra

Após as falas iniciais, o Chefe do Cartório Eleitoral, Igor Ignácio, realizou uma palestra em que trouxe o histórico da luta pela participação política feminina, desde a conquista pelo direito ao voto até discussões atuais sobre fundo partidário e regras para percentuais mínimos para candidaturas femininas nos partidos, passando por estatísticas do Brasil e do mundo. No entanto, foi enfático ao dizer que ainda faltam avanços.

Ele afirmou que, embora a Justiça Eleitoral seja apartidária, atua pelos princípios que regem a democracia, como justiça, liberdade e igualdade. Neste sentido, tem um trabalho para corrigir o “desequilíbrio gigantesco” que existe entre gêneros nos ambientes políticos.

“Temos que nos perguntar por que esse equilíbrio não existe nas eleições entre homens e mulheres. Enquanto as mulheres são 53% das eleitoras no Brasil, apenas cerca de 15% são eleitas. Infelizmente, a desigualdade histórica é enorme – e a política é um dos ambientes mais machistas que existem. Por isso, só com ações que tornem a sociedade mais justa, livre e igual podemos transformar isso”, disse.

Depois das falas e da palestra, a segunda metade do evento foi reservada para a participação da população. Estavam presentes diversas pessoas, mas especialmente mulheres, que vieram interessadas no debate ou representando secretarias municipais, entidades, grupos sociais e conselhos da cidade.

Também compareceram os vereadores Rodrigo Rodrigues - Palhinha (União) e Pedroso (União). Foram levantadas questões sobre legislações que incentivem e garantam a participação das mulheres na política, o papel dos partidos políticos, a importância da formação política voltada a mulheres, como tratar violência política de gênero, candidaturas femininas, etc.

No final, as vereadoras destacaram que as reflexões e as demandas pertinentes ao tema não devem se restringir à noite desta terça-feira, pois a ideia é que o evento represente um primeiro passo para que os debates continuem.

A pessoa interessada pode assistir ao evento na íntegra no YouTube da Câmara ou nas reprises da TV Câmara Botucatu (canal 31.3 da rede aberta e 2 da Claro NET TV).


CURTA NOSSO FACEBOOK

PREVISÃO DO TEMPO

© Tribuna de Botucatu todos os direitos reservados.