Câmara Municipal realiza Audiência Pública em defesa da Associação de Agricultura Biodinâmica
08/11/2023
Câmara Municipal realiza Audiência Pública em defesa da Associação de Agricultura Biodinâmica

Durante a audiência foi debatido que a entidade corre o risco de perder sua sede atual, localizada na Fazenda Demétria, devido a um projeto de construção imobiliária no local, o que ocasionaria a não renovação do contrato de empréstimo gratuito

 

Na noite desta terça-feira (7), a Câmara de Botucatu realizou uma audiência pública em defesa da Associação Brasileira de Agricultura Biodinâmica. O evento se deu a partir de solicitação contida no requerimento 636/2023, endereçado à Presidência da Câmara e de autoria dos vereadores Lelo Pagani (PSDB), Rodrigo Rodrigues - Palhinha (União), Marcelo Sleiman (União), Alessandra Lucchesi (PSDB) e Silvio dos Santos (Republicanos).

Durante a audiência, o Gestor da Associação, Pedro Jovchelevich, explicou que a entidade corre o risco de perder sua sede atual, localizada na Fazenda Demétria, devido a um projeto de construção imobiliária no local, o que ocasionaria a não renovação do contrato de comodato (empréstimo gratuito) da associação com a empresa Hermes Sociedade de Participações Imobiliárias Ltda.

Por isso, segundo Pedro, é importante debater o assunto na esfera pública, já que a área se configura como um patrimônio municipal e referência nacional no que tange a agricultura sustentável e orgânica.  

O vereador Lelo Pagani foi quem presidiu a audiência, secretariado pelo vereador Palhinha. O professor aposentado da Unesp, Lin Chau Min, a vice-presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural, Fernanda S. Quadrado, além do Gestor da Associação, Pedro Jovchelevich, compuseram a mesa dos trabalhos.

A Associação de Agricultura Biodinâmica dedica-se à preservação e cultivo de espécies alimentares fundamentais para a soberania alimentar em Botucatu. Além disso, realiza o estudo, fomento e divulgação deste tipo de agricultura, já tendo formado milhares de profissionais durante seus 28 anos de existência.

A audiência foi acompanhada presencialmente por populares e pelos vereadores Rose Ielo (PDT) e Marcelo Sleiman (União). Além disso, interações de maneira remota também ocorreram por meio das redes sociais da Câmara de Botucatu.

 

AGRICULTURA BIODINÂMICA

Agricultura Biodinâmica é um tipo de produção agrícola semelhante à agricultura orgânica, não fazendo uso de produtos químicos, organismos transgênicos e venenos herbicidas. Seu diferencial está no fato de que se baseia no posicionamento das forças da natureza para cultivar a terra e os alimentos, garantindo produtos inteiramente naturais e semeados de acordo com um calendário astronômico.


CURTA NOSSO FACEBOOK

PREVISÃO DO TEMPO

© Tribuna de Botucatu todos os direitos reservados.