Câmara Municipal homenageia Bombeiro Celestino com o Título de Cidadão Botucatuense Emérito
02/03/2024
Câmara Municipal homenageia Bombeiro Celestino com o Título de Cidadão Botucatuense Emérito

Homenagem representa uma das mais altas honrarias que o Poder Legislativo pode conceder, destinado a pessoas que nasceram em Botucatu e tem grande e reconhecida contribuição à cidade

 

Na noite desta sexta-feira (01/03), a Câmara de Botucatu realizou uma sessão solene para entrega do Título de Cidadão Botucatuense Emérito ao tenente do Corpo de Bombeiros de Botucatu, Claudenir Celestino de Jesus.

De autoria da vereadora Alessandra Lucchesi (PSDB), o projeto foi aprovado por unanimidade dos votos, dando origem ao Decreto Legislativo nº 417 de 28 de novembro de 2023, e representa uma das mais altas honrarias que o Poder Legislativo pode conceder. O título de “Cidadão Botucatuense Emérito” é destinado a pessoas que nasceram em Botucatu e tem grande e reconhecida contribuição à cidade.

Na sessão solene, acompanharam a entrega da homenagem vereadores, familiares, amigos e o Coordenador da Defesa Civil Municipal, Lucas Trombaco, representando o Poder Executivo.

 

                           Quem é Claudenir Celestino de Jesus?

Claudenir Celestino de Jesus nasceu em 1973, na cidade de Botucatu (SP). Sempre ávido pelos esportes, aos cinco anos de idade aprendeu a nadar, fato muito significativo para sua vida dali em diante. Aos 20 anos, ingressou na Polícia Militar de São Paulo, iniciando no curso de Bombeiros. No ano seguinte, já fazia parte do efetivo da Corporação de Bombeiros de Botucatu.

Celestino, como é conhecido, também é Bacharel em Direito, Tecnólogo de Polícia Ostensiva e Preservação da Ordem Pública e Técnico em Segurança do Trabalho. Além disso, realizou vários cursos de especialização e treinamentos nacionais e internacionais, muitos deles voltados a salvamento, mergulho e resgate, entre outras áreas. Atualmente, tem participado de campeonatos Brasileiros e Sul-americanos de guarda-vidas na modalidade de salvamento aquático, com provas realizadas em piscina e mar.

Dedicou 30 anos ao serviço de bombeiro, protegendo e salvando vidas, e merecidamente, encerrou em novembro de 2023 esta jornada na carreira militar com sensação de dever cumprido. Sua trajetória profissional é reflexo de uma vida de responsabilidade, dedicação e amor pela profissão e pelas pessoas que ajudou ao longo do caminho.


CURTA NOSSO FACEBOOK

PREVISÃO DO TEMPO

© Tribuna de Botucatu todos os direitos reservados.