Em sessão ordinária, vereadores da Câmara Municipal de Botucatu aprovam oito projetos de lei
25/03/2024
Em sessão ordinária, vereadores da Câmara Municipal de Botucatu aprovam oito projetos de lei

Proposituras discorrem sobre a instituição de campanhas educativas, “Dia do Mecânico Automotivo”, concessão de honrarias, denominação de sala e declaração de utilidade pública

 

Na sessão ordinária da última segunda-feira (25/03), os parlamentares botucatuenses aprovaram por unanimidade dos votos oito projetos de autorias legislativas. Todos os projetos discutidos nesta e em outras sessões plenárias podem ser consultados em sua íntegra no site da Câmara de Botucatu.

A primeira matéria discutida instituiu em Botucatu a campanha “Março Amarelo”, mês de conscientização e educação sobre a Endometriose, a ser realizada anualmente e dedicada à elaboração de ações educativas de conscientização, divulgação e tratamento (PL 08/2024). Em tribuna, o vereador Lelo Pagani (PSDB), autor da matéria, explicou que a campanha integrará o Calendário Oficial do município e tem como objetivo principal dar maior visibilidade à essa doença, tão comum em mulheres jovens. De acordo com o parlamentar, diagnosticar precocemente a doença significa uma chance maior de um controle eficaz da doença e de preservação da fertilidade, evitando futuras complicações. Daí a necessidade de uma ampla campanha.

Em seguida, a inserção de outra campanha de conscientização no Calendário Oficial do Município também foi aprovada. O PL 09/2024, de autoria do vereador supracitado, estabeleceu a campanha “Janeiro Branco”, mês de conscientização à saúde mental, a ser realizada anualmente e dedicada a ações preventivas visando a difusão da saúde mental. Conforme explicou Lelo Pagani, as ações a serem desenvolvidas devem estimular a adesão de toda a sociedade no compromisso de discussão a respeito desta temática.

O terceiro projeto aprovado na noite instituiu em Botucatu o “Dia do Mecânico Automotivo” (PL 19/2024). Em tribuna, o vereador Pedroso (União), autor da matéria, explicou que tal dia será comemorado anualmente em 20 de dezembro e integrará o Calendário Oficial do Município. Ademais, acentuou a importância e o valor da profissão.

Também de autoria do vereador Pedroso, o PL 25/2024 concedeu às mulheres o direito de serem acompanhadas por pessoa maior de idade durante todo o período do atendimento em unidades de saúde, públicas ou privadas, no município de Botucatu. Conforme salientou o parlamentar, a matéria visa ofertar maior segurança às pacientes, de forma a coibir eventuais práticas de violência, abuso ou importunação sexual durante consultas médicas, procedimentos clínicos e/ou exames em geral.

O PL 26/2024, de autoria do vereador Lelo Pagani, declarou de utilidade pública a Associação Brasileira de Agricultura Biodinâmica. Conforme explicou o vereador-autor, a Associação é uma organização civil de direito privado, sem fins econômicos, que tem por objetivo promover o desenvolvimento, a difusão e a pesquisa da agricultura biodinâmica, além de colaborar e promover a preservação ambiental e a agrodiversidade dos sistemas produtivos, bem como contribuir para a garantia do patrimônio genético de espécies vegetais para as futuras gerações. Por tanto, corrobora com as normas estabelecidas para a declaração de utilidade pública. Vale lembrar que tal declaração funciona como um selo de credibilidade a entidades do terceiro setor e as habilita para pleitear verbas públicas municipais.

A sessão ordinária se encerrou com a aprovação de três homenagens. O PDL 02/2024, de iniciativa do vereador Abelardo (Republicanos), concedeu o Título de Cidadão Botucatuense ao Doutor Wilson Roberto Negrão de Almeida Barros. Em tribuna, o vereador-autor comentou sobre a biografia do homenageado, exaltando sua atuação na segurança pública de Botucatu. Já o PDL 03/2024, de autoria do vereador Lelo Pagani, denominou de “João Carlos Figueiroa" a sala destinada ao armazenamento do acervo documental da Câmara de Botucatu. Em tribuna, o parlamentar comentou sobre a trajetória do homenageado como grande historiador e fã da cidade. E por fim, o PLD 04/2024, de autoria da vereadora Alessandra Lucchesi (PSDB), concedeu o Título de Cidadão Botucatuense ao Doutor Caio César Benetti Filho. Em tribuna, a vereadora-autora comentou sobre a biografia do homenageado, com foco em sua atuação como médico e professor.

                                                                                               ORDEM DO DIA

Projeto de Lei nº 8/2024, de iniciativa do vereador Lelo Pagani, que institui no município a Campanha “Março Amarelo”, mês de conscientização e educação sobre a Endometriose.

Projeto de Lei nº 9/2024, de iniciativa do vereador Lelo Pagani, que Institui no município a Campanha “Janeiro Branco”, mês de conscientização à Saúde Mental.

Projeto de Lei nº 19/2024, de iniciativa do vereador Pedroso, que institui no município de Botucatu o Dia do Mecânico Automotivo.

Projeto de Lei nº 25/2024, de iniciativa do vereador Pedroso, que assegura às mulheres o direito de serem acompanhadas por pessoa maior de idade durante todo o período do atendimento em unidades de saúde, públicas ou privadas, no município de Botucatu

Projeto de Lei nº 26/2024 - de iniciativa do vereador Lelo Pagani, que declara de Utilidade Pública a Associação Brasileira de Agricultura Biodinâmica.              

Projeto de Decreto Legislativo nº 2/2024 - de iniciativa do vereador Abelardo da Costa Neto, que concede o Título de Cidadão Botucatuense ao Doutor Wilson Roberto Negrão de Almeida Barros.

Projeto de Decreto Legislativo nº 3/2024 - de iniciativa do vereador Lelo Pagani, que denomina de “Historiador João Carlos Figueiroa” a sala destinada ao armazenamento do acervo documental da Câmara Municipal.

Projeto de Decreto Legislativo nº 4/2024 - de iniciativa da vereadora Alessandra Lucchesi, que concede o Título de Cidadão Botucatuense ao Doutor Caio César Benetti Filho.


CURTA NOSSO FACEBOOK

PREVISÃO DO TEMPO

© Tribuna de Botucatu todos os direitos reservados.