Audiência Pública aborda a importância da preservação da Floresta Estadual de Botucatu
27/03/2024
Audiência Pública aborda a importância da preservação da Floresta Estadual de Botucatu

Educadores explicaram a importância da floresta para o desenvolvimento de pesquisas científicas, já que o local abriga mais de 200 espécies de animais e plantas, muitas das quais ameaçadas de extinção

 

Na manhã desta quarta-feira (27/03), a Câmara de Botucatu realizou uma audiência pública para discutir a importância da preservação e conservação da Floresta Estadual de Botucatu (FEB). A audiência na íntegra está disponível no Facebook e Youtube da Câmara de Botucatu.

Motivada a partir de um requerimento de autoria do vereador Lelo Pagani (PSDB), a cerimônia contou com exposições dos professores Felipe Amorim e Silvia Nishida, do Instituto de Biociências da Unesp de Botucatu. Em suas falas, os educadores explicaram a importância da FEB para o desenvolvimento de pesquisas científicas, já que o local abriga mais de 200 espécies de animais e plantas, muitas das quais ameaçadas de extinção.

Em determinado momento, a professora Silvia abordou sobre os riscos que essa biodiversidade corre, citando o depósito contínuo de lixo, incêndios criminosos, subtração de espécies nativas, monocultura agrícola no entorno e expansão urbana desordenada. As considerações levantaram um ponto importante: a FEB precisa de proteção, por ser um importante espaço de educação ambiental.

O objetivo principal, segundo a professora, é que o local se torne oficialmente uma Unidade de Conservação, ou seja, uma área reconhecida pelo Poder Público, com características naturais relevantes, que têm entre suas finalidades a preservação, o uso sustentável e a recuperação dos ambientes naturais.

Para demonstrar tal uso educativo, alunos e professores da EMEFI Hernani Donato estiveram presentes nas galerias do plenário e apresentaram trabalhos desenvolvidos sobre a temática. Estudantes do Colégio Embraer também comentaram sobre o aprendizado significativo que tiveram sobre o Cerrado ao longo do ano de 2023, culminando com a construção de maquetes educativas, as quais foram apresentadas ao público presente.

A aluna da Unesp, Alana Hartkopf, agraciou a audiência com uma apresentação musical da canção “Encanto do Cerrado”, alusiva à importância do bioma. Já a membro da Academia Botucatuense de Letras (ABL), Silvia Aparecida Pereira, declamou o poema “Vozes de um cerrado-chave”, de autoria de Vinicius Nunes Alves, em reverência à FEB.

O Presidente da Câmara, vereador Antonio Vaz de Almeida - Cula (PSDB), e os vereadores Alessandra Lucchesi (PSDB), Rose Ielo (PDT), Rodrigo Rodrigues - Palhinha (União) e Marcelo Sleiman (União) estiveram presentes e puderam tecer considerações e questionamentos sobre o tema. O público presente também pode participar, tanto de forma presencial, como remota.


CURTA NOSSO FACEBOOK

PREVISÃO DO TEMPO

© Tribuna de Botucatu todos os direitos reservados.