Onça-parda é capturada após invadir área urbana de Cidade da região assustando moradores Am&eac" />
01/09/2020
Onça-parda é capturada após invadir área urbana de Cidade da região assustando moradores

 

Esse animal já foi extinto em algumas localidades da América do Norte e Central e do Sul e as principais causas são a caça predatória, fragmentação e destruição do habitat, e em áreas muito populosas, atropelamentos

 

Um vídeo publicado em redes sociais e muito compartilhada nesta terça-feira (1) chamou bastante a atenção pelo sua peculiaridade. Nas imagens se observa uma onça parda, também conhecida como sussuarana  ou puma brasileiro ‘passeando’ pelas ruas de um bairro de Cerqueira César. O vídeo foi gravado por um munícipe que de seu automóvel  acompanhou os passos do animal.

O felino assustou moradores na cidade e chegou a entrar em uma residência. Policiais especializados do Corpo de Bombeiros de Avaré foram acionados e conseguiram capturar a onça para que o animal fosse devolvido à natureza, uma vez que não apresentava ferimentos aparentes.

O professor doutor Carlos Teixeira, coordenador do Centro de Medicina e Pesquisa em Animais Silvestres (Cempas), da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Unesp de Botucatu, que cuida de diferentes espécies de animais silvestres  aponta que “o desenvolvimento das monoculturas, o avanço das construções urbanas nas áreas verdes, queimadas e o aumento das malhas viárias diminuem os habitats naturais dos animais silvestres que acabam invadindo áreas urbanas onde entram em contato com seres humanos. Acabam capturados ou feridos e, muitas vezes, mortos”.

A onça-parda é um mamífero carnívoro que é capaz de sobreviver em áreas extremamente alteradas pelo homem, como pastagens e cultivos agrícolas. É um animal solitário e mais ativo à noite. Alimenta-se predominantemente de cervídeos, mas pode variar a dieta, sendo considerada um predador oportunista.

Essa espécie de animal já foi extinta em algumas localidades da América do Norte e Central e do Sul. As principais causas disso são a caça, seja por esporte ou retaliação por ataques ao gado, fragmentação e destruição do habitat, e em áreas muito populosas, atropelamentos.


CURTA NOSSO FACEBOOK

PREVISÃO DO TEMPO

© Tribuna de Botucatu todos os direitos reservados.