Governo do Estado se reúne com prefeitos e reforça parceria para contenção da covid-19
02/12/2020
Governo do Estado se reúne com prefeitos e reforça parceria para contenção da covid-19

Os prefeitos apresentaram preocupação quanto as aglomerações principalmente em praias, bares e restaurantes e com as festividades do fim de ano, a possibilidade é que as aglomerações aumentem, especialmente nas cidades litorâneas  

 

O governador João Doria se reuniu na tarde desta terça-feira (01), por videoconferência no Palácio dos Bandeirantes, com prefeitos de 62 cidades paulistas que apresentaram as maiores taxas de aumento nos indicadores de internação e ocupação de leitos por pacientes contaminados pela covid-19.

O Estado reforçou a parceria com os municípios e apresentou medidas para o controle da pandemia. Os demais 583 municípios puderam assistir à reunião por meio de transmissão no canal do YouTube da Secretaria de Desenvolvimento Regional. 

“Em nome da preservação da vida, vamos precisar muito da cooperação de todos assim como já obtivemos ao longo dos meses, mas especialmente neste final do ano. Reconhecemos que as pessoas estão cansadas do longo período de pandemia. Mas, até a chegada da imunização com as vacinas, não temos outra arma senão a proteção com máscaras, uso de álcool em gel e higienização das mãos, com distanciamento social e evitar aglomeração de pessoas”, declarou Doria.

A reunião ainda contou com a presença do vice-governador e secretário de Governo, Rodrigo Garcia; o secretário de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi; o secretário da Saúde, Jean Gorinchteyn; a secretária de Desenvolvimento Econômico, Patricia Ellen; o coordenador do Centro de Contingência da Covid-19 (CCC), José Medina; e o coordenador Executivo do Comitê de Saúde, João Gabbardo. 

Os números da pandemia registraram elevação de 7% em novas internações, redução de 14% nos novos casos e elevação de 12% no índice de óbitos, em relação aos 7 dias anteriores. A taxa de ocupação de leitos de UTI no estado hoje é de 52%. 

“Os 62 municípios que estão aqui hoje tiveram um aumento de 10% nas taxas de casos e internações ou estão com mais de 75% da taxa da ocupação de leitos para pacientes de covid-19. Essa reunião é fundamental para apresentarmos ações de controle da pandemia em todo o estado para que possamos continuar avançando na retomada das nossas atividades, mas preservando vidas.“, comentou o secretário de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi.

Em coletiva de imprensa na última segunda-feira (30), o Governo do Estado anunciou a intensificação no controle da pandemia situando todo o território paulista na fase amarela do Plano São Paulo. O objetivo da medida é reduzir o contágio e evitar o colapso no sistema de saúde. 

O Estado pediu que os municípios reforçassem suas ações para a contenção da propagação do vírus. A secretária Patrícia Ellen apresentou os indicadores que levaram todas as regiões para a fase amarela do Plano São Paulo e as ações primordiais para melhoria dos índices. 

“É importante reforçar a testagem e traçar estratégias de isolamento de contatos; fiscalizar o descumprimento de protocolos como a utilização de máscaras e higienização; criar campanhas para evitar aglomerações e incentivar o distanciamento social principalmente nas festas de fim de ano”, afirma Patrícia.

O monitoramento dos leitos também é crucial, “Temos acompanhado a disponibilidade de leitos em todos os municípios, não deixamos e nem vamos deixar nenhum cidadão paulista sem atendimento médico”, complementa Vinholi. 

O secretário de Saúde, Jean Gorinchteyn explicou aos prefeitos que a ampliação da testagem é fundamental para o monitoramento e controle da pandemia. “Precisamos testar naqueles pacientes que apresentam sintomas, mesmo que sejam leves, todas as pessoas que tiveram em seu entorno e acompanha-las também. Testar de forma precoce e isolar esses pacientes é fundamental para conter a propagação do vírus.”, afirma.

Os prefeitos apresentaram preocupação quanto as aglomerações principalmente em praias, bares e restaurantes. Com as festividades do fim de ano, a possibilidade é que as aglomerações aumentem, especialmente nas cidades litorâneas. 

O secretário de Desenvolvimento Regional pediu que as Guardas Civis e a Vigilância Sanitária dos municípios sejam rígidos para controlar aglomerações em ambientes públicos e privados. A solicitação foi reforçada pelo vice-governador, uma vez que eventos irregulares e desrespeito às normas de distanciamento social podem ter facilitado a reaceleração do contágio entre jovens e adultos. 

“Temos que ter um estado de atenção e não de alarmismo. O combate à pandemia está em nossas mãos e nas da sociedade. Quero agradecer a prefeitas e prefeitos por este esforço”, acrescentou Garcia.

O Governo de São Paulo vai garantir apoio da Vigilância Sanitária Estadual a ações municipais e aumento de operações na Grande São Paulo, interior e litoral. A Polícia Militar também pode ser acionada pelas equipes locais para garantir a segurança de fiscais, principalmente em ações noturnas. 


CURTA NOSSO FACEBOOK

PREVISÃO DO TEMPO

© Tribuna de Botucatu todos os direitos reservados.