Medalha Abramo Rubens Cuter busca homenagear profissionais que se destacam na advocacia
15/12/2020
Medalha Abramo Rubens Cuter busca homenagear profissionais que se destacam na advocacia

Foto - Jornal Cruzeiro do Sul

Advogada Juliana Torres que foi a primeira homenageada dedicou 28 anos de sua vida ao exercício da advocacia criminal

 

Advogado criminalista e professor Abramo Cuter, que tem família radicada em Botucatu,  destacou-se por sua atuação em mais de 500 sessões de tribunais do júri, e é reconhecido profissionalmente até hoje

 

Criada pela Comissão da Advocacia Criminal da OAB Sorocaba em 2016,  a medalha Abramo Rubens Cuter foi outorgada pela primeira vez em data que se comemora o Dia do Advogado Criminalista e entregue pela primeira vez à advogada Juliana Torres, que foi aluna de Cuter. Depois dela, vários outros profissionais ligados à área jurídica também foram agraciados em reconhecimento ao trabalho desenvolvido.

Advogado criminalista e professor Abramo Rubens Cuter, que tem família radicada em Botucatu,  destacou-se por sua atuação em mais de 500 sessões de tribunais do júri, e é reconhecido profissionalmente até hoje. A condecoração faz parte do calendário anual da Subseção sorocabana.
 
A advogada Juliana Torres, primeira homenageada com a medalha, dedicou 28 anos de sua vida ao exercício da advocacia criminal, destacando-se com louvor numa área tipicamente masculina. "Dr. Abramo Cuter foi um grande mestre, ele me ensinou a ter a coragem e posicionamento perante ao júri", declarou Juliana. "Sempre sonhei em ser advogada, mas nunca imaginei em ser premiada com uma medalha que levasse o nome da pessoa que me guiou nessa profissão", completou.

 

Perfil

Abramo Rubens Cuter, nasceu em Cambará/PR, em 03 de junho de 1930, filho de Virgílio Cuter e de Dozolina do Rio Cuter.

Fez o Seminário menor em Botucatu, cursando o maior em São Paulo – capital, especificamente Ipiranga, prestes a ordenar-se desistiu dos estudos, indo para Botucatu, cidade onde sua família já estava residindo.

Ministrou aulas no Colégio Diocesano Nossa Senhora de Lourdes, as disciplinas de Latim, português e francês, onde conheceu sua esposa, Therezinha de Jesus Gallerani, professora de inglês no mesmo colégio.

Prestou concurso de Latim, tendo sido classificado nos primeiros lugares, escolhendo a cidade de Avaré/SP, no ingresso de sua carreira.

Casou-se com Therezinha de Jesus Gallerani (Cuter) e após pouco tempo, foi removido por concurso para Sorocaba onde lecionou na Escola Estadual “Júlio Prestes de Albuquerque”; Organização Sorocabana de Ensino; Fatec; Dom Aguirre e Colégio Santa Escolástica. Quando ministrava aulas em diversas escolas, fazia também o Curso de Direito na cidade de Bauru/SP, onde graduou-se, fazendo da sua profissão um “Sacerdócio”

Da união de Abramo com Therezinha, nasceram quatro filhos: João Vergílio Gallerani Cuter – Professor da USP; Luiz Antonio Gallerani Cuter – pertencente ao Jurídico da Prefeitura Municipal de Sorocaba; Paula Beatriz Gallerani Cuter Rochel – Psicóloga e Abramo Rubens Cuter Filho – Professor de Artes Marciais.

Os júris foram sua especialidade e atuou em causas de grande repercussão, tendo sido considerado pela “AERIMESP”, um dos “Ícones da Advocacia Criminalista Brasileira”. Faleceu em 18 de dezembro de 2009.


CURTA NOSSO FACEBOOK

PREVISÃO DO TEMPO

© Tribuna de Botucatu todos os direitos reservados.