Índices de isolamento em Botucatu para frear a disseminação de covid-19 está abaixo de 50%
11/03/2021
Índices de isolamento em Botucatu para frear a disseminação de covid-19 está abaixo de 50%

Monitoramento do governo paulista é realizado a partir de um acordo com operadoras de telefonia e com o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), que fornecem dados agregados e anônimos sobre o deslocamento de pessoas nos municípios mapeados

 

Nesta quarta-feira (10), o governo do Estado voltou a divulgar, em suas coletivas de imprensa, os índices de isolamento social, como forma de observar se a reclassificação de todo o território paulista para a fase vermelha, que começou a valer no último dia 6, será eficiente para reduzir o deslocamento de pessoas e, assim, conter a propagação do novo coronavírus. E, de acordo com o sistema de monitoramento do governo paulista, Bauru figura entre as 20 cidades com menor taxa de isolamento, entre as 139 que são acompanhadas.

Conforme os índices mais atualizados, a adesão era de 38% da população, mesmo patamar alcançado por Sorocaba, Itatiba e Catanduva. Em condição pior, estavam somente Arujá, Barueri, Cajamar, Guaratinguetá, Jandira, Marília, Nova Odessa, Piracicaba, Poá e Santa Bárbara d'Oeste, com isolamento de 37%; Itu, Presidente Prudente e Salto, com 36%; e Jundiaí, com 35%.

O monitoramento do governo paulista é realizado a partir de um acordo com operadoras de telefonia e com o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), que fornecem dados agregados e anônimos sobre o deslocamento de pessoas nos municípios mapeados. Na terça, o índice médio do Estado era de 43%.

Das 139 cidades monitoradas, as que tiveram melhores resultados nesta data foram São Joaquim da Barra (63%), Batatais (59%), Mococa (59%), Bebedouro (55%) e São Sebastião (55%). Todas são localidades com menos de 91 mil habitantes.

Já Bauru tem atingido suas melhores taxas aos domingos, quando, habitualmente, uma parcela maior da população tende a ficar em casa. No dia 7 de março, já com a ampliação de horário do toque de restrição das 20h às 5h e não mais das 23h às 5h, o município alcançou seu melhor índice neste ano, de 49%. Em domingos anteriores, a taxa havia sido de 48% (em 28 de fevereiro) e de 46% (dia 21), mesmo já estando na fase vermelha do Plano São Paulo.

 

RETROSPECTO

O cenário é bem semelhante aos melhores resultados atingidos pela cidade no início da pandemia, período em que somente os serviços essenciais foram autorizados a funcionar e quando a população ainda estava motivada a manter o distanciamento social. Foi em 3 de maio de 2020 a última vez em que Bauru registrou taxa de isolamento acima de 50% (o índice foi de 53%), com o recorde até agora de 55%, alcançado no dia 29 de março e repetido em 19 de abril.

Todas as datas do ano passado mencionadas eram domingos. Nas cidades monitoradas da região, Penápolis registrou taxa de 52% nesta terça-feira; Ibitinga, 49%; Lins, 44%; Botucatu, 40%: Jaú, 40%: Lençóis Paulista, 39%; e Marília, 37%.

Na entrevista coletiva desta quarta, o Estado reforçou que a redução do deslocamento da população e a conscientização de que as pessoas só devem sair de casa quando houver necessidade são fundamentais para conter a pandemia, em um contexto de risco de colapso do sistema de saúde. Em Bauru, a UTI Covid do Hospital Estadual, unidade de referência para tratamento do novo coronavírus na rede pública, está há 13 dias com, no mínimo, 100% de ocupação, sendo os últimos sete dias com registro acima deste limite.


CURTA NOSSO FACEBOOK

PREVISÃO DO TEMPO

© Tribuna de Botucatu todos os direitos reservados.