Após pedir ao estado medicamentos para intubação, Lençóis Paulista quer transferir pacientes da UTI
28/03/2021
Após pedir ao estado medicamentos para intubação, Lençóis Paulista quer transferir pacientes da UTI

Foto - Divulgação

Em ofício enviado a Secretaria Municipal de Saúde prefeito disse que os estoques de analgésicos e relaxantes musculares para intubação seriam suficientes para 72h e novas ampolas foram enviadas, mas apenas para algumas horas a mais; prazo termina na noite desta segunda-feira

 

Após enviar um ofício solicitando, de forma emergencial, ao Departamento Regional de Saúde (DRS-6) de Bauru (SP) o envio de medicamentos analgésicos e relaxantes musculares necessários para intubação de pacientes com covid-19, o novo coronavírus, a Prefeitura de Lençóis Paulista informou neste domingo (28) que vai pedir a transferência dos pacientes que estão na UTI no único hospital da cidade.

Segundo a nota da prefeitura, após o envio do ofício na última sexta-feira (26), no qual afirmava que o estoque de medicamentos do "kit intubação" durariam apenas mais 72 horas, foram enviadas 40 ampolas do medicamento Midazolan, o que seria suficiente para duas ou três horas apenas. Portanto, o prazo para o fim do estoque continua sendo a noite desta segunda-feira (29).

Diante dessa situação, a prefeitura informou que está "oficiando o DRS-6 para realizar a transferência, através da Central de Vagas (CROSS), dos pacientes das alas de UTI de Lençóis Paulista para hospitais estaduais referência", diz a nota. Segundo a administração municipal, são cerca de 20 pacientes na UTI do Hospital Piedade.

No pedido emergencial para a reposição dos estoques dos medicamentos, o prefeito Anderson Prado de Lima (DEM) fez um apelo para as autoridades estaduais e federais alertando sobre a gravidade da situação vivida pelo município.  De acordo com ele, a administração municipal tentou comprar o chamado "kit intubação" no mercado farmacêutico, mas não conseguiu.

"É um pedido de socorro antecipado em nome das pessoas que estão e daquelas que também irão precisar do 'kit intubação'. Que esse grito possa ser ouvido pelas autoridades federais e estaduais, porque Lençóis Paulista, diferente de muitos municípios, criou leitos de UTI e enfermaria, quando a obrigação é do Ministério da Saúde e da Secretaria de Saúde do Estado. Estamos compartilhando a responsabilidade com a União e com o Governo Estadual para salvar a vida dos brasileiros de Lençóis Paulista e região, mas precisamos de ajuda imediata", disse.

Em nota, o estado disse que a cidade de Lençóis Paulista não registrou no sistema MEDCOVID-19 o seu estoque atualizado de medicamentos do chamado "Kit Intubação", no entanto informou que fez o remanejamento de ampolas do medicamento Midazolam por meio do Departamento Regional de Saúde (DRS) de Bauru.

A nota ressalta ainda que a pasta vem cobrando o Governo Federal por medidas “expressas e urgentes” para abastecer a rede pública de saúde com medicamentos utilizados em intubação. Mas, segundo a secretaria estadual, o governo federal fez somente uma liberação de neurobloqueadores em quantidade suficiente para apenas dez dias de consumo.

Destacou ainda que é “fundamental que os gestores dos demais serviços de saúde que compõem as redes pública e privada de saúde mantenham o monitoramento da sua demanda, utilizem racionalmente estes produtos e otimizem medidas para garantir assistência a quem precisa.”

Sobre o registro do estoque no sistema MEDCOVID-19, a prefeitura informou que foi realizado pelo Hospital Piedade, porém, está apurando se houve inconsistência no sistema. Até este domingo (28), Lençóis Paulista somava 8.179 casos positivos de Covid-19 e 100 mortes.

 

Botucatu presta ajuda

De acordo com o prefeito Mário Pardini, o Hospital das Clínicas de Botucatu irá fornecer kits de intubação para o Hospital Nossa Senhora da Piedade, de Lençóis, durante esta semana, e assim, auxiliar o município a salvar vidas de quem precisa deste procedimento.

"Infelizmente vemos o colapso hospitalar nas cidades vizinhas, cada vez mais perto de nós, o que reforça ainda mais a necessidade de medidas que possam evitar que o mesmo ocorra em Botucatu, e a de cada um de nós fazer a nossa parte. Gesto excepcional do HC. Minha admiração ao superintendente Dr. André Balbi e todos os profissionais que tem lutado bravamente essa dura batalha", elogiu Pardini.

Fonte - G1


CURTA NOSSO FACEBOOK

PREVISÃO DO TEMPO

© Tribuna de Botucatu todos os direitos reservados.