Estado de São Paulo tem queda de casos, mortes e internações pela 1ª vez em 2 meses
23/04/2021
Estado de São Paulo tem queda de casos, mortes e internações pela 1ª vez em 2 meses

Para o Centro de Contingência, a melhora nos números indica sucesso das medidas e, por isso, apesar da flexibilização, as pessoas não devem abrir mão do distanciamento social

 

O estado de São Paulo registrou uma queda conjunta nos indicadores de novos casos, óbitos e novas internações pela primeira vez em dois meses. Os números são da Secretaria Estadual da Saúde.

De acordo com o governo paulista, o registro de novos casos diários em relação à última semana epidemiológica caiu 14%, novas internações reduziram em 6% e óbitos, em 23%. O Centro de Contingência do Coronavírus atribui as quedas à diminuição de circulação nas fases restritivas.

"Pela primeira vez nas [últimas] oito semanas epidemiológicas que tivemos —portanto, por dois meses— é a primeira vez que nós temos uma redução concomitante dos três índices: casos, internações e óbitos", disse o secretário estadual de Saúde, Jean Gorinchteyn, em coletiva nesta sexta-feira (23).

Segundo o governo paulista, na última semana, foram registrados:

  • 12.784 novos casos por dia no estado, 14,3% a menos do que na semana anterior;
  • 2.267 novas internações diárias, com queda de 6%; e
  • 621 óbitos por covid por dia, 23,6% a menos.

As taxas de ocupação de leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) estão em 81,1% no estado e 79,2% na Grande São Paulo. No início de abril, ambos chegaram a 92%.

 

'Um alento, uma esperança'

Os indicadores estão em alta no estado desde o começo do ano. Em 6 de março, com sucessivos recordes de internações e óbitos, o governo colocou todo o estado na fase vermelha do Plano São Paulo, de controle da pandemia e retomada econômica.

No dia 15, passou para a fase emergencial, ainda mais restritiva, que vigorou até 11 de abril. Houve, então, mais uma semana na vermelha, até chegar na atual "fase de transição".

"Esses dados nos trazem um alento, nos trazem esperança e reforçam que as medidas tomadas pelo Plano SP, fazendo a fase vermelha, passando para uma fase mais restritiva, fase emergencial, e agora fase de transição", declarou Gorinchteyn.

Para o Centro de Contingência, a melhora nos números indica sucesso das medidas e, por isso, apesar da flexibilização, as pessoas não devem abrir mão do distanciamento social.


CURTA NOSSO FACEBOOK

PREVISÃO DO TEMPO

© Tribuna de Botucatu todos os direitos reservados.