Contra a covid-19 SP prorroga fase de transição até 9 de maio e amplia horário do comércio
28/04/2021
Contra a covid-19 SP prorroga fase de transição até 9 de maio e amplia horário do comércio

O limite de ocupação dos estabelecimentos, de 25% da capacidade, continua o mesmo, assim como a vigência do toque de recolher entre 20h e 5h — o objetivo é diminuir a circulação de pessoas à noite

 

O governo de São Paulo anunciou nesta quarta-feira (28) a prorrogação da fase de transição do Plano São Paulo a partir do próximo sábado (1º) até o dia 9 de maio, em todo o estado. O horário do comércio e do setor de serviços foi ampliado para permitir o funcionamento das 6h às 20h.

Até esta sexta-feira (30), seguem as regras estabelecidas anteriormente, de funcionamento das 11h às 19h, com horário limite de funcionamento de oito horas para alguns setores. O limite de ocupação dos estabelecimentos, de 25% da capacidade, continua o mesmo, assim como a vigência do toque de recolher entre 20h e 5h — o objetivo é diminuir a circulação de pessoas à noite

Na prática, até agora, os estabelecimentos poderiam abrir, mas, no máximo durante oito horas por dia. Algumas academias, por exemplo, decidiram abrir por quatro horas durante a manhã e mais quatro, no fim do dia. Agora, com a mudança, não há limite de horas para o funcionamento, desde que seja respeitado o intervalo das 6h às 20h.

Os parques estaduais e municipais também permanecerão com o horário de funcionamento já vigente, das 6h às 18h. O governo paulista segue recomendando ainda a manutenção do teletrabalho sempre que possível e o escalonamento do horário de entrada e saída para o comércio, serviços e indústria.

"Nós estamos tendo uma redução de leitos de UTI [unidades de terapia intensiva] ocupados de mais ou menos 1% por semana", justificou a secretária de Desenvolvimento Econômico, Patrícia Ellen. "Essa redução continua se sustentando, mas precisamos novamente deste trabalho [de respeitar] 25% de ocupação, toque de recolher, teletrabalho para as atividades administrativas não essenciais e o escalonamento do horário de entrada e de saída de comércios e indústria."

Ela realça que  ”no pico da segunda onda, nós tínhamos, no estado, 500 casos novos a cada 14 dias por 100 mil habitantes. Na média, algumas regiões chegaram a apresentar mais de 800 casos novos por 100.000 habitantes em duas semanas. Esse número hoje, está em 423, uma redução de cerca de 35% ao longo desse período”.

A nova etapa da fase de transição é muito semelhante à fase laranja, que deveria ser adotada quando a ocupação de leitos de UTI fosse inferior a 80%, de acordo com as regras iniciais do Plano São Paulo, lançado no ano passado.

 

O que muda

Fase de transição tem ocupação máxima menor (25%) do que a laranja (40%)0

Fase de transição não tem limite de oito horas de funcionamento entre 6h e 20h como a fase laranja.

Fase laranja não tem toque de recolher nem sugestão de escalonamento do transporte de funcionários.

O governo anunciou ainda que deverá anunciar, na semana que vem, uma reformulação do Plano São Paulo, para se adequar à nova realidade da pandemia do país, com números mais altos e um percentual da população vacinada.

“Estamos trabalhando nessa revisão do Plano para dar um passo além de controlar a pandemia e termos uma retomada econômica responsável mesmo que tenhamos aqui agora uma esperança com uma nova vacina", afirmou Patrícia Ellen.


CURTA NOSSO FACEBOOK

PREVISÃO DO TEMPO

© Tribuna de Botucatu todos os direitos reservados.