Governo de SP divulga calendário para terceira dose da vacina em idosos e imunização de adolescentes
05/09/2021
Governo de SP divulga calendário para terceira dose da vacina em idosos e imunização de adolescentes

O estado de São Paulo também está na etapa de vacinação de jovens sem comorbidades com idades entre 15 e 17 anos e inicia a vacinação da faixa etária entre 12 e 15 anos nesta segunda-feira (6)

 

O governo de São Paulo divulgou hoje o calendário para a aplicação da terceira dose da vacina contra a covid-19 para idosos com idade acima de 60 anos e também para imunossuprimidos. Ao todo, o governo estima que os dois públicos somem cerca de 7,2 milhões de pessoas.

As doses serão aplicadas nos idosos que já completaram o seu esquema vacinal há pelo menos seis meses ou nos imunossuprimidos que tomaram a segunda dose ou dose única há pelo menos 28 dias. São considerados imunossuprimidos os transplantados, pacientes em hemodiálise, quimioterapia, Aids, entre outras pessoas em alto grau de imunossupressão.

O calendário da terceira dose vai começar nesta segunda-feira (6), com os idosos acima de 90 anos. Já os idosos entre 85 e 89 anos começam a ser vacinados no dia 13 de setembro.

Quem tem entre 80 e 84 anos será vacinado com a terceira dose a partir do dia 20 de setembro. Nesse mesmo dia começa a vacinação de pessoas imunossuprimidas acima de 18 anos. No dia 27 de setembro terá início a aplicação da terceira dose para pessoas entre 70 e 79 anos e os que têm entre 60 e 69 anos serão vacinados a partir do dia 4 de outubro.

 

CoronaVac

Diferente do que já foi anunciado pelo governo federal, a aplicação da terceira dose no estado de São Paulo vai incluir a população entre 60 e 69 anos. Além disso, a vacinação no estado paulista pretende utilizar todos os imunizantes que estão sendo aplicados no Brasil, inclusive a CoronaVac, vacina produzida pelo Instituto Butantan em parceria com o laboratório chinês Sinovac, e que foi vetado pelo governo federal para a dose adicional.

A terceira dose de vacina para idosos tem sido recomendada por especialistas porque foi observada uma queda na proteção entre esse público. Ela também é necessária por causa da variante Delta, que surgiu inicialmente na Índia, e vem provocando aumento de casos de covid-19 em todo o mundo.

Até este momento, 37,87% de toda a população do estado de São Paulo completou o seu esquema vacinal, tomando as duas doses dos imunizantes CoronaVac/Butantan/Sinovac, Pfizer/BioNTech ou AstraZeneca/Oxford/Fiocruz ou a dose única da vacina da Janssen.

 

Adolescentes

O estado de São Paulo também está na etapa de vacinação de jovens sem comorbidades com idades entre 15 e 17 anos e inicia a vacinação da faixa etária entre 12 e 15 anos nesta segunda-feira (6).

 

                      Botucatu inicia aplicação da 3ª dose em idosos de Instituições de Longa Permanência

A Prefeitura de Botucatu iniciou a aplicação da 3ª dose da vacina contra a Covid-19 na Cidade. O primeiro grupo a receber a dose de reforço é o dos idosos residentes de Instituições de Longa Permanência, como asilos e casas de repouso, por exemplo. Aproximadamente 400 idosos receberão esse reforço até o próximo sábado, 04.

“Este se mostrou o grupo mais vulnerável durante toda a pandemia, em que ocorreram mortes significativas não só em Botucatu, mas em todo o mundo. Esse reforço trará mais segurança contra possíveis novos surtos nessas instituições”, afirmou o Secretário Municipal de Saúde, André Spadaro.

A partir da próxima semana, a Prefeitura deverá montar uma estratégia para a vacinação de idosos acamados em toda a Cidade. Os detalhes dessa vacinação também serão divulgados previamente pela Prefeitura.

“Estamos novamente nos antecipando para promover a vacinação em nossos cidadãos com o mesmo objetivo de sempre, proteger com brevidade os que mais precisam. Esperamos que o quanto antes, todos os grupos previstos para receber essa dose de reforço sejam novamente imunizados e protegidos”, finalizou o prefeito Mario Pardini.


CURTA NOSSO FACEBOOK

PREVISÃO DO TEMPO

© Tribuna de Botucatu todos os direitos reservados.