São Manuel cria "Projeto Adotar" para atender pacientes com covid-19 em casa e evitar internações
17/09/2021
São Manuel cria "Projeto Adotar" para atender pacientes com covid-19 em casa e evitar internações

Esta semana postos de saúde passaram a fazer consultas somente no período da manhã e, à tarde, profissionais de saúde foram de porta em porta para assistir os moradores

 

Esta semana a prefeitura de São Manuel (SP) colocou em execução o “Projeto Enfrentar”  fazendo mudanças no atendimento à saúde. Os postos de saúde da família passaram a funcionar somente no período da manhã e, à tarde, as equipes começaram a ir na casa dos pacientes com covid-19, o novo coronavírus, para monitorar o estado de saúde deles.

De acordo com a diretora de saúde Patrícia Rossanesi, as consultas estão sendo realizadas até as 13h e depois os profissionais de saúde ficarão à disposição para atender os moradores diagnosticados com coronavírus. As consultas da tarde estão sendo remarcadas por telefone.

Segundo a prefeitura, apenas os pacientes que são atendidos nas consultas por especialidades no CS II, conhecido também por "postão", terão suas consultas normalmente no período da manhã e da tarde.

A diretora explicou que o município adotou a estratégia porque os pacientes estavam chegando com uma condição de saúde bem avançada no hospital e as equipes perceberam a necessidade de monitorá-los de perto.

"Todos os pacientes com covid positivo vão receber a equipe de saúde no domicílio para fazer aferição de pressão, avaliação de saturação e as condições gerais do paciente, e assim, fazer a avaliação se esse paciente permanece em casa ou necessita de uma intervenção hospitalar", explica Patrícia.

A ideia, segundo a diretoria de Saúde, é visitar os pacientes diariamente, dando condições para que a doença não avance a ponto de ser necessário interná-los.

Em São Manuel, de acordo com a prefeitura, o hospital está com uma taxa de ocupação 20% maior do que a capacidade máxima da UTI. Na enfermaria, a taxa de ocupação é de 78% nesta terça-feira (16).

 

PROCESSO SELETIVO

Para a execução do “Projeto Enfrentar”, no entanto, a Prefeitura de São Manuel abre um Processo Seletivo para a contratação imediata e temporária de dois assistentes sociais e dois psicólogos que atuarão na equipe de referência do PAEFI, do CREAS de São Manuel.

As inscrições do Processo Seletivo para a contratação temporária de dois assistentes sociais e dois psicólogos devem ser feitas entre os dias 16 e 26 de setembro, através do site da empresa CMM Concursos https://cmmconcursos.com.br/editais/ver/2822, responsável pela aplicação da prova objetiva. As inscrições são gratuitas e a aplicação das provas para ambos os profissionais está prevista para acontecer no dia 10 de outubro.


CURTA NOSSO FACEBOOK

PREVISÃO DO TEMPO

© Tribuna de Botucatu todos os direitos reservados.