Governo de SP divulga o calendário do IPVA 2022 e pagamento pode ser feito em até cinco vezes sem juros
21/12/2021
Governo de SP divulga o calendário do IPVA 2022 e pagamento pode ser feito em até cinco vezes sem juros

Desconto no pagamento à vista aumenta de 3% para 9% e os valores serão disponibilizados para consulta nos próximos dias, sendo que o calendário começa no dia 10 de janeiro

 

O governo de São Paulo divulgou nesta terça-feira (21) o calendário de pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2022 e anunciou um desconto de 9% para os proprietários de veículos usados que quitarem o imposto em parcela única. Também será possível fazer o pagamento em até cinco vezes sem juros.

O calendário começa no dia 10 de janeiro. Os proprietários de veículos usados que pagarem o imposto integralmente em fevereiro ou optarem pelo parcelamento, terão redução de 5%.

Os valores do IPVA serão disponibilizados para consulta nos próximos dias, segundo o governo. Mas os cálculos dos especialistas apontam que o IPVA 2022 terá aumento médio de 30% no estado (veja como calcular clicando aqui).

Para os donos de veículos 0 km, o desconto continua de 3% no pagamento até o quinto dia da emissão da nota fiscal, e os que preferirem também poderão parcelar em cinco vezes, sem desconto.

A Assembleia Legislativa do estado de São Paulo aprovou na semana passada o Projeto de Lei que aumentou o parcelamento do IPVA (Imposto Sobre Propriedade de Veículo Automotor) para até cinco vezes. Antes, o pagamento ocorria em três parcelas, no máximo.

O contribuinte que deixar de recolher o imposto fica sujeito a multa de 0,33% por dia de atraso e juros de mora com base na taxa Selic. Passados 60 dias, o percentual da multa fixa-se em 20% do valor do imposto.  A Fazenda prevê arrecadar R$ 21,8 bilhões com o IPVA em 2022.

A frota total no estado de São Paulo é de aproximadamente 26 milhões de veículos. Desses, 17,8 milhões estão sujeitos ao recolhimento do IPVA e 7,5 milhões estão isentos por terem mais de 20 anos de fabricação.

Cerca de 612 mil veículos são considerados isentos, imunes ou dispensados do pagamento (como taxistas, pessoas com deficiência, igrejas, entidades sem fins lucrativos, veículos oficiais e ônibus/micro-ônibus urbanos).


CURTA NOSSO FACEBOOK

PREVISÃO DO TEMPO

© Tribuna de Botucatu todos os direitos reservados.