Família de Cidade da região está entre as vítimas da queda de paredão em Capitólio, em Minas Gerais
09/01/2022
Família de Cidade da região está entre as vítimas da queda de paredão em Capitólio, em Minas Gerais

Foto - Divulgação

Deslizamento de pedras ocorreu no Lago de Furnas, a cerca de 300 km de Belo Horizonte, atingindo três embarcações, com pelo menos 34 pessoas

 

A informação de que uma família de Jaú entre os feridos no acidente deste sábado, em Capitólio, foi confirmada no início da noite. Todos passam bem, segundo familiares em Jaú, mas a mãe teve o braço fraturado e uma das filhas foi atingida na cabeça, nada grave.

Os demais jauenses - o pai, outra filha e o genro tiveram escoriações. A família estava no barco vermelho, que tenta sair quando o paredão  começa a desabar. No vídeo que circula pela internet, o barco é atingido por uma forte onda de água quando a rocha cai, quase em cima de outra embarcação que estava no local. Três lanchas foram atingidas.

Um primo divulgou áudio em rede social dizendo "com a família está tudo bem" e que "só a tia (Marisa)  teve um problema".  No dia anterior, a família publicou fotos em vários pontos de Capitólio, com os cânions ao fundo.

Segundo relatos de bombeiros, 10 pessoas teriam morrido no acidente. Há ainda diversas pessoas desaparecidas - até 20, segundo relatos (caiu para 4 em atualização mais à noite). Cerca de 15 teriam ficado feridas e levada a hospital da região, a maior parte já liberada após atendimento.

O deslizamento de pedras ocorreu no Lago de Furnas, em Capitólio (MG), a cerca de 300 km de Belo Horizonte, atingindo três embarcações, com pelo menos 34 pessoas, As buscas continuam com 40 bombeiros e mergulhadores que estão no local do acidente.


                                                       O que se sabe sobre a tragédia 

Número de mortos e vítimas 
Segundo informações do Corpo de Bombeiros, 10 pessoas morreram no acidente. A estimativa inicial era de 20 pessoas desaparecidas, no entanto, o número foi reduzido para 3.  

O acidente
O desabamento aconteceu no início da tarde de sábado.  Ao todo, 4 embarcações foram atingidas pelas pedras e 2 ficaram submersas. Segundo o Corpo de Bombeiros, a corporação foi acionada para o resgate às 12h45. 

Buscas
40 bombeiros e mergulhadores participam do trabalho de resgate. As buscas por mergulho foram interrompidas às 20h, em virtude da pouca visibilidade no local, mas foram retomadas neste domingo, 9, às 5h. Já as buscas por helicóptero não foram possíveis devido às más condições de tempo no local.

 

Quais as causas do desmoronamento?
Inicialmente o acidente foi atribuído as fortes chuvas que atingiram a região, mas ainda não há informações oficiais sobre as suas causas.

Em nota, a Marinha informou que abrirá inquérito para "apurar as circunstâncias do acidente/fato ocorrido analisará os aspectos sobre a segurança da navegação, a habilitação dos condutores envolvidos, o ordenamento aquaviário do local e a observância das normas e legislações emanadas pela Autoridade Marítima". 


CURTA NOSSO FACEBOOK

PREVISÃO DO TEMPO

© Tribuna de Botucatu todos os direitos reservados.